Governo projecta crescimento económico de 5% em 2023

DESTAQUE ECONOMIA POLÍTICA

Na proposta de Plano e Orçamento, aprovada na quarta-feira, 05 de Outubro, pelo Conselho de Ministros e que, posteriormente, será submetida ao Parlamento, o Governo prevê um crescimento económico na ordem de 5% no próximo ano.

“O Plano Económico e Social e Orçamento de Estado (PESOE) para 2023 tem como objetivos definir metas macroeconómicas anuais, visando atingir um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5% e manter a taxa de inflação média anual em 11,5%”, explicou o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze.

De acordo com Suazi, ainda no corrente ano, para além de constituir reservas para cobrir três meses de importações de bens e serviços, há uma previsão de se aumentar as exportações de bens para 8,8 mil milhões de dólares, além de constituir reservas para cobrir três meses de importações de bens e serviços.

O Porta – voz do Conselho de Ministros adiantou, por outro lado, que  para o Orçamento do Estado de 2023 o Executivo prevê uma despesa de 472 mil milhões de dólares, sendo que 25% desse valor será desembolsado pelos doadores.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *