FAO coloca Moçambique fora da lista dos países em risco de fome

DESTAQUE SOCIEDADE

Moçambique conseguiu finalmente sair da lista dos países com focos de insegurança alimentar e de fome. O facto foi tornado público pelo representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em Moçambique, Hernani da Silva, a margem das celebrações do Dia Mundial da Alimentação.

O mais recente relatório da FAO destacou que Moçambique está fora da lista dos países com focos de insegurança alimentar e de fome. Entretanto, Hernani da Silva apontou que há países que continuam numa situação complicada.

“Moçambique está fora disso, mas temos outros países que de facto estão numa situação mais complicada. Isso tem a ver com a evolução da situação no próprio país. Portanto, as principais causas da insegurança alimentar nos países globalmente que nós analisamos, são causadas por três elementos principais. O primeiro é a situação da insegurança, o segundo são os choques económicos, como no caso da covid-19, muita gente perdeu emprego e não tinha poder de compra, e a terceira parte é o impacto das mudanças climáticas ou as intempéries climáticas”, declarou da Silva.

O representante das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em Moçambique avançou, por outro lado, cerca de dois mil milhões e seiscentas mil pessoas deixaram de constar no rol da insegurança alimentar graças à boa colheita registada na última campanha agrícola.

De lembrar que, em 2020, estava entre os 27 países que enfrentavam dificuldades no a Insegurança Alimentar diz respeito.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *