64 anos da cidade de Pemba: Munícipes e autoridades insatisfeitos com a gestão municipal

DESTAQUE POLÍTICA

  • António Supeia diz que Pemba é uma autêntica indústria de lixo
  • PMA preocupado com o risco de eclosão de doenças devido ao lixo

Munícipes da cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, estão insatisfeitos com a gestão de Florete Simba, que dirige a edilidade desde 2019. O edil é acusado de incumprimento das várias promessas que fez durante a campanha eleitoral, deixando a cidade com problemas sérios de saneamento, escassez de água potável e com vias de acesso em condições precárias.

Esta terça-feira (18), a cidade de Pemba, celebra o seu 64° aniversário em meio ao descontentamento generalizado dos munícipes que classificam o edil de incompetente por não conseguir resolver os principais problemas que os apoquentam.

Entre os principais dilemas da cidade constam, entre outros, a falta de manutenção das vias de acesso, a deficiente recolha de lixo, além da problemática de água potável que assola muitos bairros, o que dificulta o saneamento básico e a higiene pessoal, num contexto em que várias famílias são numerosas por acolherem deslocados.

“Estamos há duas semanas sem ver uma gota de água sequer jorrar nas nossas torneiras. Dizem que estão a reparar, mas agora a situação é pior”, queixou-se uma moradora do bairro Natite, que explicou que para ter água tem de fazer muita ginástica.

Além da água, os munícipes apontam fracassos na reabilitação das vias de acesso. Neste momento a situação das vias de acesso é apontada como crítica  sobretudo na via que parte da Avenida Paulo Samuel Kankomba, passando pelo mercado Mbanguia até à emulação socialista, para além da estrada que parte na antiga Mecula até ao centro de saúde de Natite e também o troço da Rádio Moçambique até à Avenida Paulo Samuel Kankomba.

Mais do que isso, os munícipes de Pemba, não entendem ainda, os motivos que fazem com que as estradas Wimbe ao bairro Maringanha e da rodovia que parte dos escritórios de ANE à Chuiba, tanto como o troço da zona chamada escritório até ao bairro Chuiba, continuam sem ser intervencionadas, mesmo depois de várias promessas.

“É o município que temos, só promessas e nada acontece. Sobre a estrada da ANE, até se fez lançamento, mas nada até aqui. Esta parte de Pemba está péssima, não sei o que será quando começar chover”,  queixou-se um outro munícipe da cidade de Pemba.

O Porta-voz do Município da cidade de Pemba, Nelito Tiago disse em conferência de imprensa, no lançamento das actividades para a celebração dos 64 anos, que ainda em Outubro, serão retomadas as obras da estrada ANE-Chuiba, avaliadas em 475 milhões de meticais.

Nelito Tiago, justificou que, no caso da estrada ANE-Chuiba, a sua paralisação deveu-se à irregularidades dentro do contrato, mas sabe-se que a Procuradoria Provincial, abriu um processo administrativo para apurar possíveis irregularidades.

“A estrada ANE-Chuiba foi interrompida por vários motivos, um deles tem a ver com a questão de acertos do contrato celebrado com o empreiteiro. Neste momento já foram regularizadas e neste mês de Outubro vão retomar novamente as obras de asfaltagem daquela estrada”, assegura o porta-voz da edilidade de Pemba.

Entretanto, Evidências sabe que não só os munícipes que estão descontentes com a governação de Florete Mutarua. A própria FRELIMO, na pessoa do primeiro-secretário, em Cabo Delgado, José Kalime, que o indicou para concorrer, numa reunião orientada pelo presidente do partido, Filipe Nyusi, mostrou seu desagrado pelo incumprimento do manifesto eleitoral e por pouco, escapou uma renúncia forçada dos membros.

José Kalime, apuramos, chegou a referir que teme que nas próximas eleições, o partido Frelimo seja penalizada se o actual edil, que se intitula “presidente do campo”, continuar a gerir o município de forma improdutiva aos olhos dos munícipes.

Secretaria do Estado e PMA preocupados com o lixo em Pemba

A problemática do lixo na cidade de Pemba não tira sono somente aos munícipes, mas também à Secretaria do Estado e parceiros internacionais como o Programa Mundial de Alimentação que recentemente alertaram sobre o risco de eclosão de doenças.

Segundo munícipes ouvidos pelo Evidências, nos principais locais de depósitos de lixo, os resíduos sólidos chegam a permanecer mais de uma semana sem a devida remoção. Recentemente a representação do PMA, mostrou-se disponível a apoiar o município na solução do problema.

O representante do PMA, em Pemba, Maurício Bartet, que considera haver perigo de saúde pública, defende acções coordenadas de limpeza.

“PMA tem trabalhado com o município para utilizar a capacidade de trabalho que existe, para fazer uma mobilização nas próximas semanas para remoção de resíduos urbanos. Há muito lixo nos bairros de Pemba e tem que ser removido antes da chuva. Então estamos a trabalhar com administração para remoção desses resíduos sólidos na cidade de Pemba”, revelou.

Maurício falava recentemente em Pemba, numa cerimónia onde esteve o secretário do Estado em Cabo Delgado, António Supeia, que não escondeu a sua preocupação, e até afirmou que Pemba é uma autêntica indústria de lixo.

“Saudamos nesta iniciativa de trabalhar sobre os resíduos sólidos, antes de iniciar o período chuvoso, aliás esta deve ser de alguma maneira uma actividade permanente, a reprodução dos resíduos sólidos na cidade de Pemba é uma indústria autêntica”, desabafou António Supeia, durante uma jornada de limpeza.

Em marcha reestruturação administrativa de Pemba

A cidade de Pemba vai entrar numa fase de reestruturação, passando a ter Postos Administrativos. O anúncio foi feito, recentemente, pelo próprio edil de Pemba, que acredita que a nova estrutura vai aproximar cada vez mais os serviços aos municípios.

Num encontro que manteve com os munícipes de Maringanha, Florete Mutarua avançou que a cidade vai ter quatro (04) postos administrativos, com sedes nos bairros Cimento, Cariacó, Eduardo Mondlane e Mahate.

Segundo explicou o edil de Pemba, o posto número um será composto pelos bairros Cimento, Natite, Ingonane e o histórico bairro de Paquitequete. O segundo por apenas o bairro de Cariacó, que incluí a unidade comunal de Chibuabuari; o terceiro vai englobar os bairros Josina Machel, Maringanha, Eduardo Mondlane e Chuiba e finalmente o quarto posto administrativo a ser constituído pelos bairros Metula, Muxara, Mahate e Alto-gingone.

“Com o posto administrativo numa determinada zona, iremos transferir alguns serviços que eram executados na sede do Conselho Municipal, como por exemplo, pagamento de impostos, questão de ordenamento territorial ou duplicação da atribuição de espaços, então, isso será a nível da sede do posto administrativo municipal”, justificou Flore Simba Mutarua.

Facebook Comments