Nangade: População de Ntamba é comunicada que sete elementos da força local não regressam mais à aldeia

DESTAQUE SOCIEDADE

Quando no dia 16 de setembro, as Força Conjunta, ou seja, elementos das forças locais e da missão da SADC, foram emboscados quando estavam à caminho de Namiune, onde dias anteriores as forças teriam atacado uma base, os militares não localizados, eram tidos como desaparecidos.

Volvidos quinze dias, sem reaparecerem à base e as suas comunidades, foram tidos como sendo mortos em combate, por isso mesmo, no último fim-de-semana, uma equipa das autoridades saiu Nangade-sede até à sede do posto administrativo de Ntamba, para informar a população que os sete elementos da força local, que foram se juntar aos outros, perderam a vida.

Segundo contaram fontes ao ” Evidências”, das vítimas, três eram antigos combatentes que participaram na luta contra o regime colonial, outros dois desempenhavam trabalho de chefe de círculo e antigo secretário da aldeia. Um outro elemento falecido era da aldeia Namuembe. Em defesa da sua população, entregaram-se à força local.

Ainda de acordo com as fontes, os elementos falecidos em combate deixam filhos e esposas, incluindo outros dependentes, como é o caso o de Namuembe, deixa a mãe, e que ele era único dependente.

Para se solidarizar, as autoridades da aldeia Ntamba, estão angariar dinheiro e ou outros produtos para canalizar às de famílias dos sete elementos da força local mortos numa emboscada dos terroristas. Lembrar que nessa emboscada um elemento da força do Lesotho morreu e outros sete contraíram ferimentos entre ligeiros e graves.

Por outro lado, as fontes disseram que operações com vista a desmantelar bases terroristas continuam, sendo que nos últimos dias, populares de Nangade-sede, tem estado a escutar lançamento de vários bombardeios em arredores da vila, facto que dá entender que as forças conjuntas ainda não cessaram a caça aos terroristas já há aproximadamente um mês.

Na terça-feira, 11 de Outubro, as forças da SADC, entregaram as autoridades moçambicanas, parte de equipamentos militares, entre ele armas de grande calibre e munições, que eram usados pelos terroristas. As forças da SADC disseram na apresentação que o material tinha sido recuperado em operações anteriores, nas bases terroristas. (Evidências).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *