Colégio Global almeja lançar segunda edição do torneio interescolar de futsal

DESPORTO

Motivado pelo sucesso da primeira edição da Copa Global que movimentou mais de 50 escolas da Cidade de Maputo, o Colégio Global almeja lançar a segunda edição da prova. Segundo Israr Mussagi, organizador da prova, na segunda edição, se por um lado, o número das escolas participantes vai aumentar, por outro, há possiblidade de se incluir outros escalões na competição.

Na hora de fazer o balanço da primeira edição da Copa Global, Israr Mussagi declarou que as metas foram alcançadas, tendo igualmente avançado que aquela instituição de ensino almeja lançar a segunda edição para incutir aos alunos a necessidade de trabalhar em espirito de equipa.

“um evento foi muito bom e queremos dar continuidade. Queremos massificar o desporto e criar a cultura pelo desporto porque o desporto traz benefícios que todos nós conhecemos, em termos de saúde, em termos de bem estar, mas para além disso que nós queremos cultivar é o espírito de ajuda entre as crianças, é o espírito de equipa, é a questão do respeito, questão de saber ouvir ao outro e acima de tudo saber lidar com as frustrações. Tivemos dois vencedores porque haviam dois escalões então todas as outras equipas que não venceram são importantes, ensinarmos as crianças a saberem lidar com as frustrações que eles têm porque elas fazem parte da vida”.

Para materializar o sonho de organizar a segunda edição, Mussagi apontou que pretende procurar parceiros estratégicos para dar seguimento ao projecto que pretende massificar o futsal ao nível da Cidade de Maputo.

“Queremos abranger mais escalões. Queremos que os alunos da primeira a décima segunda classes possam participar na copa. Queremos trazer mais escolas, uma vez que a primeira edição foi um projecto piloto para medir o nível do entusiasmo dos nossos alunos e entender o que podemos melhorar nas edições vindouras. Felizmente, notamos nos atletas e nos treinadores a sede de competir. Na qualidade organizadores vamos medir esforços para trazer parceiros estratégicos para abraçar o projecto”, apontou Israr Mussagi para depois declarar que a Copa Global visa, por outro lado, contribuir na formação do amanhã.

“Queremos estimular no seio dos alunos a pratica de desporto não só com o objectivo de ganhar o torneio. Pretendemos criar disciplina dentro e fora do rectângulo do jogo para eles alcançarem resultados positivos nas suas vidas”.

Prosseguindo, Israr Mussagi declarou que os pais e encarregados de educação aplaudiram a iniciativa. “Os pais naturalmente estiveram muito satisfeitos. Os pais que tivemos contacto directo são os nossos encarregados de educação, feliz ou infelizmente os encarregados de educação das escolas públicas não estiveram tão presentes por causa dos desafios que a vida lhes traz, mas acreditamos que próximas vezes se a gente organizar aos domingos pode haver mais aderência por parte dos pais”

De recordar que a primeira edição da Copa Global decorreu no último sábado (05) na cidade de Maputo onde estiverem envolvidos mais de 100 atletas de diferentes escolas públicas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *