Maleiane pede compromisso de todos para a melhoria da qualidade de ensino

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A qualidade de ensino oferecido em Moçambique continua aquém das expectativas. Com vista a mudar o actual cenário, ou seja melhorar a qualidade do ensino no país, o Primeiro – Ministro, Adriano Maleiane, pediu o comprometimento de todos os intervenientes.  Por sua vez, da Ciência, Tecnologias e Ensino Superior apontou que o Governo tem levado acções para expandir a rede escolar e capacitar mais professores.

No encerramento da Sessão das Perguntas ao Governo na Assembleia da República, o Primeiro – Ministro destacou a necessidade de se reduzir o rácio professor – aluno, uma vez que no presente um professor está para mais de 50 alunos.

Visando melhor a qualidade do ensino em Moçambique, sobretudo nas escolas públicas, Adriano Maleiane pediu envolvimento de todos, tendo garantido que o Executivo vai apetrechar escolas e capacitar mais professores.

“Reiteramos que a formação do capital humano é uma das prioridades da nossa acção governativa. Neste âmbito, renovamos o compromisso do Governo de continuar a construir e apetrechar mais escolas, capacitar, formar e contratar mais professores, assim como disponibilizar atempadamente os livros escolares de modo a assegurar a expansão e melhoria de qualidade nos vários subsistemas da educação, em particular o ensino técnico-profissional”, declarou.

Por sua vez, Daniel Nivagara que, que para além do Ministério da Ciência, Tecnologias e Ensino Superior, foi ao Parlamento para representar o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, falou das acções do Executivo para formar novos professores bem como expandir a rede escolar em todo território nacional.

“Introduzimos o modelo de formação de 12ª classe mais 3. Ou seja, elevamos o nível de exigência para a formação de professores, sujeitando-os a três anos de formação, o que aumenta o período de o estudante estar num instituto de formação para adquirir competências necessárias para ser professor. Mais do que isso, nesse modelo foi introduzida a competência para atender a alunos com necessidades educativas especiais”.

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