CNCS lança Campanha de Criação de Demanda de Preservativo Gratuito

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O Secretariado Nacional de Combate ao Sida, no âmbito da operacionalização da Estratégia Nacional do Preservativo (2020-2023), lançou, recentemente, no distrito de Boane, Província de Maputo, a campanha de seis meses com o claro objectivo de criar a demanda e aumentar a disponibilidade e acessibilidade dos preservativos gratuitos ao nível do distrito de Boane. A campanha, apoiada pelo Project Last Mile, que foi lançada pela Secretária Executiva Adjunta do Conselho Nacional de Combate ao SIDA, Idalina Libombo, nasce de um memorando com Governo Provincial e Distrital e, por outro lado, conta com o apoio do Fundo Global de Combate ao Sida.

Actualmente, estima-se que a população do Distrito de Boane seja de 253.898 mil habitantes, sendo os jovens, por sinal, sexualmente activos constituem a maioria.  Segundo dados do Conselho Nacional de Combate ao SIDA, aquele distrito da província de Maputo é segundo com mais pessoas infectadas pelo HIV/Sida e, por isso, foi escolhido para o lançamento da Campanha de Criação de Demanda de Preservativo Gratuito

Na cerimônia do lançamento daquela iniciativa, que contou com a participação de membros do Governo Provincial e Distrital, bem como dos representantes dos sectores privados e Organizações da Sociedade Civil empenhadas na resposta ao HIV e SIDA, a Secretária Executiva Adjunta do Conselho Nacional de Combate ao SIDA destacou  o uso de preservativo para a redução da transmissão de HIV/Sida.

“As relações sexuais desprotegidas por um parceiro infectado constituem o principal modo de transmissão do vírus HIV, tornando se responsável por mais de 90% do total das infecções, sendo o preservativo masculino e feminino o método de barreira mais eficaz actualmente disponível para a proteção dos indivíduos sexualmente activos, contra as doenças de transmissão, declarou Idalina Libombo para depois acrescentar para além de reduzir as infecções por HIV/Sida a campanha pretende igualmente reduzir as gravidezes indesejadas.

A campanha que foi lançado com o slogan “Fazes Bem”, que se distingue pela abordagem lucida e educativa sobre o “tema” prazer, focando-se aos jovens do Distrito de Boane, pretende por um lado aumentar o acesso, a disponibilização e o uso correcto do preservativo. Por outro, pretende ilicucidade aos jovens que não é por ser gratuito que os preservativos não carecem de qualidade.

Na qualidade de representante do Project Last Mile, José Neves destacou que o lançamento da campanha de preservativos gratuitos é feito em dois pilares principais, sendo que o primeiro apoia-se na criação de demanda para garantir a acessibilidade do preservativo gratuito do estado, e segundo passa por fazer chegar nos locais pontos estratégicos.

 

 

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