Coca-Cola investe 14 milhões de dólares em Nampula numa nova linha de garrafas PET

DESTAQUE ECONOMIA

A nova unidade de produção fábrica de garrafas Plásticas de Polietileno Tereftalato (PET) da Coca-Cola SABCO (Mocambique), num investimento de USD 14 milhões, inaugurada esta terça-feira, em Nampula, vai impulsionar a geração de empregos e desenvolvimento econômico na região e atenderá a preferência do consumidor por garrafas plásticas que são mais leves e fáceis de transportar do que as de vidro.

A referida unidade produz cerca de 14.400 garrafas PET de 200ml por hora, reduzindo assim,  os custos de transporte e as emissões de CO2. Antes da construção da nova fábrica, a região Norte contava com produtos fabricados na região Centro, a mais de 1.000 km de distância.

“Acreditamos que com a instalação da nova linha haverá maior disponibilidade e diversidade de produtos para os nossos consumidores. Irá também eliminar os problemas logísticos básicos de transporte de produtos de outras fábricas para a fábrica de Nampula,” disse o director-geral da Coca-Cola, Duncan Wyness.

Para atender a demanda dos consumidores daquela região, houve necessidade de ampliar os escritórios, bem como um novo armazém para estocar os produtos.

“Além de ampliar a cadeia de produção e distribuição na empresa, este investimento irá também gerar empregos na região, trazendo ganhos não só para a nossa organização, mas também para o País”, explicou Wyness.

O evento de inauguração da Linha PET teve lugar na Fábrica CCSM de Nampula e contou com a presença de autoridades locais, parceiros, colaboradores e imprensa.

Na sua intervenção, o Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, congratulou a Coca-Cola pelo investimento e tecnologia adoptada, o que considera um gesto de confiança da CCSM no mercado moçambicano e particularmente na Província de Nampula, tendo destacado que a empresa contribui para empregabilidade e geração de renda através da sua extensa cadeia de valor.

Acabamos de testemunhar que a Coca-Cola preocupa-se em produzir cada vez melhor, por isso que comprometemo-nos como província em tudo fazer para manter um bom ambiente de negócios, já que Nampula é o epicentro industrial da Zona Norte do país”, Manuel Rodrigues.

Já os colaboradores da Coca-Cola Moçambique, mostraram-se satisfeitos com a inauguração, destacando que incide directamente na massa laboral daquela instituição, já que as vantagens do uso de garrafas PET facilitam no manuseamento desde a produção até a entrega dos produtos ao mercado.

Temos a certeza de que além de ajudar a preservar o meio ambiente, esta tecnologia não eliminará os postos de trabalho existentes e acreditamos em cada vez mais especialização dos membros da nossa equipa, o que converge com o nosso interesse como sindicato, o de garantir emprego seguro e com excelentes condições de trabalho”, disse Eufrásio Quembo, representante do comité Sindical da Coca Cola.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *