Nabil Hanif defende que desporto automóvel pode ser a salvação dos males que enfermam juventude

DESPORTO DESTAQUE

Em Moçambique, o desporto motorizado, concretamente os ralis, é considerada a modalidade dos “ditos fora da lei”. Entretanto, Nabil Hanif, director – geral da Gold Way, uma agremiação sediada na Cidade da Beira, província de Sofala, refuta essa tese e defende que o desporto motorizado pode ser uma tabua de salvação para os problemas que assolam a juventude moçambicana no presente.

O consumo exacerbado do álcool e drogas no seio da juventude constitui preocupação para as autoridades moçambicanas e para algumas organizações da sociedade civil.

Ao nível da Cidade da Beira, província de Sofala, a Gold Way, uma associação que se dedica a prática do desporto automóvel, através do seu director – geral, Nabil Hanif, mostrou-se preocupado com o elevado o número de jovens e adolescentes que se encontram mergulhados no mundo de álcool e drogas.

Para mudar o actual cenário, Hanif insta a juventude a abraçar o desporto motorizado, uma vez que esta pode contribuir para a redução do consumo do álcool e outros males que enfermam a sociedade.

“”O álcool é um dos catalisadores para algumas situações negativas que têm ocorrido na nossa sociedade. É deveras frustante ver jovens a enveredarem por estes caminhos. Como Gold Way estamos com as  portas abertas para os jovens que pretendem abraçar o desporto motorizado porque, embora a sociedade considere uma modalidade dos marginais, pode ocupar os jovens e, por via disso, contribuir para a redução do consumo de álcool e drogas”, declarou Nabil Hanif.

Nabil Hanif clarifica que o desporto automóvel não pode ser assumido como uma modalidade dos ditos “fora da lei”. Contudo, uma modalidade que visa alegrar a sociedade tal como outras.

Aliás, director – geral da Gold Way entende que é possível através do desporto automóvel descobrir-se novos talentos que possam depois de vários processos, serem um dia reconhecidos internacionalmente.

“Em Moçambique temos muitos talentos no desporto e o desporto motorizado não foge à regra. Com um trabalho apurado podemos descobrir talentos, lapida-los para que no futuro sejam referência a nível nacional e internacional. Hoje Mocambique tem pilotos que brilham nas grandes provas  internacionais.

Nas entrelinhas, Nabil Hanif declarou que público tem acarinhado essa modalidade através de suas participações nas bancadas, dai que há um interesse por essa modalidade que um dia pode vir a ser bandeira do país desde que haja vontade do Governo em investir na modalidade.

Leia a entrevista na integra na próxima edição do Jornal Evidências

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *