Força local acusada de extorsão no distrito de Muidumbe

DESTAQUE SOCIEDADE

Elementos das forças locais no distrito de Muidumbe, estão a ser acusados de extorsão à cidadãos que circulam de um lado para outro e de pequenos vendedores ambulantes nas ruas.

Nos postos de controle fixados pelas Forças Locais, os cidadãos são, além de solicitados a apresentação de documentos de identidade e revistados, são exigidos dinheiro, o famoso “refresco” ou então são retirados os seus produtos.

Fontes descreveram ao “Evidências” que recentemente, jovens pescadores que se deslocaram ao lago Nguri, próximo de Miangalewa, foram arrancado o seu peixe, depois de terem sido ameaçados e acusados de serem terroristas, alegadamente decidiram ir à pesca sem autorização e consentimento das autoridades.

Nos últimos dias, a população de Muambula por exemplo, que foi obrigada a refugiar-se em outras aldeias, tem ido à sua comunidade para recuperar alguns bens incluindo alimentos. Nestas circunstâncias, quando cruzam com as forças locais, também são vítimas de ameaças ou extorsão.

Um pouco por todos os distritos de Cabo Delgado, elementos da Força Local, muitas vezes enveredaram práticas negativas contra cidadãos em benefício próprio.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *