Conselho Islâmico atribui Certificado Halal à SMS Catering

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE

O Conselho Islâmico de Moçambique (CISLAMO) atribuiu, esta quarta-feira, 21 de Dezembro, na Cidade de Maputo, o Certificado Halal à Sociedade Moçambicana de Serviços (SMS Catering), que habilita a maior fábrica de refeições do país a fornecer serviços a companhias nacionais e internacionais, que exigem produtos de qualidade e de segurança dentro dos padrões islâmicos.

Nos últimos anos, a SMS Catering adoptou como estratégia para consolidar a sua posição e competitividade num mercado cada vez exigente, o cumprimento de vários requisitos e padrões internacionais para obtenção de certificações e merecido reconhecimento, sobretudo no complexo segmento da aviação civil, no qual tem maior actuação.

Como tal, nesta quarta-feira, 21 de Dezembro, a SMS Catering viu o seu esforço reconhecido com a assinatura de memorando de entendimento com o Conselho Islâmico, que culminou com a atribuição do Certificado Halal.

A Certificação é o culminar de um processo iniciado há alguns meses, tendo como propósito aferir o nível de confiança dos serviços fornecidos, sob o ponto de vista técnico, sanitário e religioso. Assim, a SMS Catering passa a estar habilitada para servir refeições sem nenhuma restrição a todos os voos nacionais e internacionais que escalam o nosso país.

Visivelmente emocionado depois de receber o certificado, o administrador delegado da   empresa líder na indústria de catering em Moçambique, Faizal Sacugy, declarou que este acto representa o culminar de um sonho para a empresa que caminha a passos largos para 30º aniversário.

“Vimos a necessidade de ter uma Certificação Halal, com todos padrões internacionais e que seja reconhecido pelas companhias aéreas que são nossos clientes e outros potenciais, ou seja, Qatar Airways, entre outras, pois pelo simples facto da empresa não ter Certificado Halal eles eram obrigados a fazer uma escala técnica na África do Sul só para carregar o catering. Este certificado dá-nos este conforto para servir todas as companhias áreas”, destacou Faizal Sacugy.

Na ocasião, lembrou que empresa, que completa 30 anos no próximo ano, cumpre padrões internacionais e é auditada regularmente para continuar a operar na indústria de aviação civil, incluindo pela Organização Internacional da Aviação (ICAO), principal autoridade do sector.

Por seu turno, o secretário-geral interino do Conselho Islâmico de Moçambique, Mussa Tamimo Mussa, referiu que o Certificado Halal é imprescindível para abrir às portas para oportunidades de negócios, sobretudo a nível das companhias aéreas internacionais.

“Com este Certificado Halal, a SMS Catering já reúne condições exigidas para fornecer produtos de qualidade e de segurança dentro dos padrões islâmicos. A empresa já reúne as condições exigidas para fornecer produtos de qualidade e segurança dentro dos padrões islamicamente aceites. É neste contexto que assinamos este memorando de entendimento que habilita a empresa para fornecer produtos e serviços a nível das aeronaves domésticas e internacionais”, declarou Tamimo.

Na sua intervenção, a directora da Qualidade e Safety da SMS Catering, Salma Somar, explicou que a Certificação Halal é de cunho religioso e é concebido por uma instituição competente pelo reconhecimento das práticas reconhecidas no Alcorão Sagrado para produção de alimentos.

“A certificação Halal atesta que a empresa, os processos e os produtos seguem os requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica”, explicou Somar.

Refira-se que a SMS Catering é uma empresa do ramo alimentar dedicada ao serviço da aviação e outros segmentos no mercado moçambicano, criada em 1994, para responder às necessidades do mercado nacional, tendo como sócios a LAM e a Aeroportos de Moçambique.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *