A primeira vez dos Mambas numa prova chancelada pela CAF foi de reviravolta

DESPORTO DESTAQUE

O dia 17 de Janeiro de 2023 entrou para a história do desporto moçambicano. Foi nesta data que a selecção nacional de futebol conseguiu o primeiro triunfo de sempre na fase final de provas chanceladas pela Confederação Africana de Futebol (CAF). Os Mambas, compostos por jogadores que actuam no Moçambola, venceram a Líbia pelo resultado de 3 a 2, em partida inserida na segunda jornada do grupo “A” do Campeonato Africano de Futebol para os jogadores que actuam nos campeonatos dos respectivos países.

Depois do empate conseguido na jornada inaugural frente ao combinado nacional da Etiópia, Moçambique entrou no Estádio Nelson Mandela, em Argel, capital da Argélia, com intenções de vencer e dar um passo significativo para a fase seguinte da prova.

Entretanto, viu a selecção da Líbia a pegar nas rédeas do jogo assim que o árbitro deu permissão para o início da partida. Os líbios dominam em termos de posse de bola e os Mambas procuravam chegar a baliza contraria através das jogadas de contra – ataque.

Depois de várias tentativas, com toda naturalidade, a Líbia inaugurou o marcador à passagem do minuto 23. Na sequência de um cruzamento de El – Munir, Chico “Muchanga” desviou a bola para a própria baliza.

Em desvantagem, o conjunto de Chiquinho fez de tudo para restabelecer a igualdade ainda na etapa inicial, mas o guarda –redes líbio, Alaf, conseguiu travar os remates certeiros de Isac e Nelson.  Com o 1 a 0 a favor da Líbia as três equipas saíram para o intervalo.

Chiquinho tirou os coelhos da cartola

Na etapa complementar, o selecionador nacional fez algumas mexidas no seu xadrez com avista a correr a atrás do prejuízo. Chiquinho Conde mudou o duo do meio campo, Shaquile e Amadou, tendo entrado para os seus lugares Nenê e Dário.

Aliás, nesta fase de jogo Conde ainda lançou Melque e Lau King. Com as substituições efectuadas os Mambas conseguiram se impor no jogo e conseguiram passar para a frente do marcador num intervalo de 10 minutos.

Aos 74 minutos, depois de receber um passe teleguiado de Nenê, Melque fletiu da esquerda para o meio e rematou sem hipóteses de defesa para Alaf que ficou pregado no relvado, fazendo assim o primeiro golo de Moçambique na competição.

A igualdade galvanizou a turma de Chiquinho Conde, uma vez que continuava lançada ao ataque para garantir o primeiro triunfo de sempre de uma equipa nacional nas provas organizadas pela Confederação Africana de Futebol.

Foi através de pontapé de canto que os Mambas passaram para a frente do marcador. Dário cruzou com cota, peso e medida para a cabeça de Nenê que cabeceou para o fundo das redes e para o gaudio dos moçambicanos que se encontravam no Estádio Nelson Mandela.

Mesmo em vantagem, Moçambique continuava lançado ao ataque e aos 84 minutos, Melque voltou a entrar em acção. O extremo da Associação Black fez uma assistência açucarada para Lau King encostar para o 3 a 1.

O combinado nacional aguardava apenas pelo apito final do árbitro para festejar o primeiro triunfo de sempre nas provas chanceladas pela CAF, mas Victor Guambe, que esteve em evidencia na primeira jornada, decidiu se destacar pela negativa. O guarda – redes do Costa do Sol ofereceu o segundo golo aos líbios. Na tentativa de fazer um passe para a esquerda, Guambe ofereceu a bola a Saltou que só se limitou a rematar para o fundo das redes.

O erro de Victor Guambe foi insuficiente para adiar a primeira vitória de Moçambique na fase final de uma prova organizada pela CAF.  Com este triunfo (3 a 2) Moçambique deu um passo significativo para carimbar o passaporte para os quartos-de-final, uma vez que passou a somar quatro pontos, por sinal menos dois que a anfitriã Argélia que fez o pleno nas partidas até aqui disputadas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *