Coca-cola testa a introdução do sistema de abastecimento por gás na sua frota

DESTAQUE SOCIEDADE

A multinacional Coca-Cola Sabco Mocambique, SA realizou os primeiros testes de utilização de gás natural produzido em Moçambique, nos seus camiões de distribuição. Os mesmos foram realizados nas instalações da nova fábrica da marca na Matola Gare, onde contou com a presença dos colaboradores da empresa e das empresas conversoras de veículos a gás no caso, Scania e AutoGas.

O evento serviu igualmente para expor os veículos da empresa movidos a gás, bem como mostrar o funcionamento do sistema nos veículos e seus benefícios para a empresa e para o meio-ambiente. As empresas conversoras de gás presentes no evento tiveram a missão de mostrar as vantagens do uso deste combustível assim como indicar a localização e acessibilidade das bombas de combustíveis disponíveis em Moçambique.

Para o gestor nacional de Transportes e Refrigeração da Coca-cola em Moçambique, Pierino Traquinho, o uso de viaturas movidas a gás nas empresas moçambicanas pode constituir um ganho pois pode ajudar a diminuir os elevados custos de combustíveis até porque estas agridem menos o meio-ambiente.

“Com este sistema, conseguimos diminuir a emissão do dióxido de carbono em 20%, mas o principal objectivo é chegar à meta dos 40% ao longo dos anos”, avançou Traquinho.

Para o director executivo da Auto-gás, João das Neves, a conversão de viaturas para o uso de gás pode ajudar na economia do país e as próprias empresas nas alternativas de sustentabilidade e em termos ambientais.

Neste momento, os camiões e viaturas de cabine simples estão tendo as primeiras conversões e já mostram resultados positivos, mas a instituição considera estar ainda em 17% nas suas poupanças quanto aos custos dos combustíveis, podendo aumentar ainda mais os percentuais de poupanças.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *