Índices de desnutrição crônica continuam altos na província de Nampula

DESTAQUE SAÚDE SOCIEDADE

Os índices de desnutrição crônica na província nortenha de Nampula, a mais populosa do país, ainda continuam altos o que traduz que mais deve ser feito a pesar dos últimos resultados partilhados na semana finda mostrarem uma redução 2,4% em comparação os dados alcançados em 2021, ou a seja, a taxa de nutrição reduziu de 50.1 % para 47.7%.

Os dados foram tornados públicos à margem de uma reunião de balanço anual do Programa de Nutrição que reuniu na mesma mesa o Governo local, Ministério de Saúde e parceiros, como é o caso da USAID advancing Nutrition.

A persistência de hábitos alimentares que não contribuem para a melhoria da nutrição por parte de famílias, sobretudo nas zonas rurais, é apontada como um dos factores da prevalência dos níveis de desnutrição mais altos na província de Nampula, onde a produção agrícola de produtos diversos atinge à cerca de 11 milhões de toneladas.

O Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, assegurou que o Executivo vai se empenhar mais para alcance de melhores resultados, defendendo que se a desnutrição crônica não for combatida agora, para além de se transformar num problema de saúde pública, vai hipotecar o futuro das crianças.

Por sua vez, os outros intervenientes defenderam i a massificação de campanhas de sensibilização aos todos níveis numa perspectiva de acções concretas, uma vez entendem não fazer sentido a prevalência da desnutrição crônica numa província com abundância de alimentos e terras aráveis.

Refira-se que a província de Nampula tem, actualmente, 212 Técnicos de Nutrição.

 

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *