Moçambique qualificado para o Afrobasket e AFROCAN  

DESPORTO DESTAQUE

A selecção nacional de basquetebol sênior feminino fez o pleno na janela de classificação da Zona VI para o Campeonato Africano de Basquetebol, prova sobejamente conhecida por Afrobasket. Na finalíssima, as Samurais derrotaram o combinado nacional de Angola pela marca de 90 a 82. Por sua vez, a selecção masculina superou o Zimbabwe e carimbou o passaporte para a primeira edição do AFROCAN, prova que vai substituir o Afrobasket.

No certame disputado em Bulawayo, Zimbabwe, as meninas de Carlos Aik somaram sete triunfos em igual número de partidas, sendo que três vitórias foram diante das angolanas.

Depois de duas derrotadas na primeira fase, as angolanas entraram na quadra dispostas a contrariar o favoritismo das moçambicanas. Mesmo com a replica dada pelo seu rival, Moçambique sempre esteve à frente do marcador, tendo saído para o intervalo a vencer 45 a 40.

Na etapa complementar, o jogo voltou a ser disputada numa toada de equilíbrio e, sobretudo, impróprio para os cardíacos. No final do terceiro período o combinado nacional de Angola liderava o marcador com o resultado de 75 a 70.

No quarto e derradeiro período, comandadas pela “batalhadora” Ingvild Mucauro, as Samurais puxaram dos galões e voltaram para a frente do marcador, tendo a partida terminado com uma diferença de oito à maior para Moçambique, ou seja, 90 a 82.

No que as  individualidades diz respeito, Ingvild Mucauro foi a protagonista ao marcar 32 pontos e totalizar sete ressaltos.

Masculinos carimbam passaporte para o AFROCAN

Em masculinos, depois da derrota sofrida na ronda inaugural, Moçambique conseguiu entrar na senda das vitórias. O conjunto treinado por Milagre Macome terminou a fase de qualificação com um saldo de quatro vitórias e uma derrota.

Na finalíssima o conjunto nacional teve pela frente o anfitrião Zimbabwe. No final dos dois primeiros períodos Moçambique conseguiu converter 43 pontos contra 28 da turma da casa.

Na segunda parte, o combinado nacional soube gerir a vantagem trazida da etapa inicial e terminou a partida a vencer por 71 a 59. Elves Honwana, conhecido nos meandros desportivos por Stam, que foi o melhor cestinha com 18 pontos.

Com este triunfo, Moçambique carimbou o passaporte para a primeira edição do AFROCAN, prova que vai substituir o Afrobasket no que aos masculinos diz respeito.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *