Fevereiro e Março são o pico da época chuvosa em Moçambique e em 2024 não será diferente

Chuvas matam e destroem na Cidade de Pemba

DESTAQUE SOCIEDADE

As chuvas fortes que caíram na última semana semearam luto na Cidade de Pemba, província de Cabo Delgado. Para além de ter destruída dezenas de casas, de acordo com o Conselho Municipal de Pemba, as descargas atmosféricas mataram cinco

O Edil da cidade de Pemba, Florete Simba Motarua, disse que todas as vítimas são crianças residentes nos bairros municipais de Cariacó, no centro da cidade, Paquitequete e Maringanha.

Simba disse igualmente pelo menos 20 casas foram destruídas naqueles bairros, tendo adiantado que a edilidade não dispõe de fundos para melhorar a situação do transbordo, mas garantiu que os técnicos estão a fazer estudo para minimizar a situação.

As chuvas aumentaram, por outro lado, a degradação das vias de acesso na cidade de Pemba e nos seus subúrbios, onde há muito se reclama devido à falta de manutenção por parte da edilidade.

O Vereador de Ordenamento Territorial e Urbanização, Rodolfo Pinheiro, reconheceu, durante o encontro sobre a revisão do Plano de Estrutura Urbana, que grande parte de água que cai na plataforma da cidade de Pemba, vai para às zonas habitacionais, uma situação agravada pela drástica ocupação do solo aliada à falta de tanques de retenção e escoamento das águas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *