Delegação de Cabo Delgado busca experiência na MozParks

ECONOMIA SOCIEDADE

Uma delegação de Cabo de Delgado efectuou, recentemente, uma visita de cortesia às instalações da MozParks Holding, no distrito de Boane, província de Maputo. A delegação chefiada pelo Secretário de Estado na província de Cabo Delgado, António Njanje Taimo Supeia, tinha como objectivo trocar experiência sobre a gestão de Parques Industriais, ao mesmo tempo que aproveitou inteirar-se dos desafios das actividades que o Parque Industrial de Beluluane vem desenvolvendo no contexto da resposta de mais uma implantação de um Parque Industrial naquela província nortenha de Moçambique.

A delegação que integrou, para além do Secretário de Estado, o Presidente da Assembleia Provincial, Francisco Loureiro e o assessor de Secretário de Estado, Sérgio Sauale, foi recebida pelo Director Geral da MozParks Holding, Onório Manuel.  Na ocasião, Onório Manuel, falou das actividades, gestão e oportunidades do Parque Industrial de Beluluane, bem como dos projectos da MozParks no sector industrial em Moçambique.

“O Parque Industrial de Beluluane foi implementado há mais de 23 anos e é o primeiro e maior parque industrial do país gerido pela MozParks. Neste momento estamos a replicar o modelo do parque a nivel nacional com destaque para a provincia de Cabo Delgado”, disse.

Contudo, a visita da delegação de Cabo Delgado serviu para a troca de experiência no que concerne ao funcionamento do parque e os seus impactos, dentre eles, a fonte de Receita fiscal ao Estado, geração de empregos para juventude, dinamização de economia.

“Ficamos bastante impressionados com a gestão do Parque Industrial de Beluluane e pretendemos levar esta visão da MozParks à Cabo Delgado, e acreditamos que está província terá um Parque Industrial desta envergadura. Já temos espaço para implantação do Parque Industrial em Palma, Balama, Anguabe, Montupuez, este último uma base logística, que poderá trazer maior empregabilidade para os jovens”, avançou Secretário de Estado da Provincia de Cabo Delgado, António Njanje Taimo Supeia.

Durante a sua estadia em Maputo, a delegação visitou quatro empreendimentos localizados no Parque Industrial de Beluluane, nomeadamente a Midal, vocacionada a produção de cabo e condutores de alumínio, Beleza – produção de cabelos artificiais, CSS – produção de tubos de aço e Duys – uma empresa metalmecânica que faz parte das mais de 50 empresas oriundas de mais 17 países.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *