Bispos Católicos preocupados com a proliferação de seitas religiosas em Moçambique

DESTAQUE SOCIEDADE

Durante uma conferência havida nesta terça-feira, 25 de Abril, no Centro Episcopal de Moçambique, na Cidade de Maputo, os bispos da igreja católica disseram-se preocupados com o crescente número de seitas religiosas no país pois para além de atrapalharem as pessoas, brincam com a sua fé. Quem assim falava é o Bispo da Diocese de Gurué, Inácio Lucas.

“Nos últimos tempos estão a crescer e estão a se multiplicar muitas congregações que não são do ramo católico, que não são do ramo protestante mas são seitas que estão a chegar de todos os lados. Em todos os lugares abrem-se pequenas comunidades, há um que sempre desiste e funda a sua congregação. Então essa é uma preocupação, isso atrapalha aos nossos cristãos” referiu Dom Inácio Lucas.

Deste modo o Arcebispo da Diocese de Maputo e vice-presidente da conferência episcopal, Dom João Carlos Nunes, avança ser necessária a existência de um gabinete nacional que vai junto do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos controlar e combater o “fenómeno”.

Há que precavermos o futuro dos nossos filhos, da juventude e do amanhã, para que noa haja atitudes radicais, atitudes extremistas ou que se usa a religião para outros fins. Mas isso se prepara agora” disse.

Na mesma ocasião, os bispos disseram que as questões políticas em Moçambique devem ser tratadas com o máximo de cuidado para evitar conflitos durante o processo de recenseamento e nos pleitos eleitorais, e exortam para que haja o máximo de transparência nestes processos.

Estes pronunciamentos vêem após uma reunião de balanço episcopal havida na semana na finda entre os dias 17 e 25 de Abril corrente.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *