Standard Bank com falhas intermitentes do sistema e problemas de fornecimento de cartões

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  • Não emite livros de cheque a meses e por vezes levantamento a cheque avulso fica indisponível

Os clientes do Standard Bank tem estado a viver um autêntico martírio nos últimos dias devido a indisponibilidade, na maior parte das agências, de novos cartões para quem pretenda abrir uma conta ou recuperar um cartão extraviado ou perdido. Não obstante essa situação grave, aquele banco enfrenta igualmente restrições nalguns serviços como emissão de livros de cheques, recorrentes indisponibilidade do sistema de levantamento de cheques avulso, para além da intermitência do sistema NetPlus. Contactado, o banco limitou-se a uma resposta “robótica”, que não esclarece nenhuma das inquietações levantadas.

Texto: Reginaldo Tchambule

Nas últimas semanas, o Evidências tem estado a receber algumas denúncias e reclamações por parte de clientes do Standard Bank que reclamam de indisponibilidade de alguns serviços nos principais balcões da cidade de Maputo.

Entre os serviços que mais tira sono aos clientes do Standard Bank destaca-se a indisponibilidade de cartões em maior parte das agências, alegadamente porque se está em processo de transição do sistema de pagamentos.

Até a semana passada contava-se a dedos da palma da mão, pelo menos na cidade de Maputo, o número de agências com cartões disponíveis. O Evidências fez uma simulação ligando para a Linha do Cliente daquele banco que confirmou a escassez de cartões e após uma consulta deu referências de pelo menos três agências que poderiam ter cartões disponíveis, mas em números reduzidos, pelo que até aconselharam para ir com pressa.

Trata-se das agências da Jullius Nherere, Baia Mall, do Cine África, do Ponto Final e do Alto Maé, próximo ao cenáculo, mas nesta última fomos informados à chegada que já não haviam. Durante a tarde de quinta-feira, escalamos os restantes balcões referidos, mas embora todos assumiam ter um número limitado de cartões disponíveis, não podiam ser emitidos devido a inoperância do sistema para o efeito.

No Ponto final, fomos orientados a voltar ao banco no dia seguinte (sexta-feira) as 10 horas, mas debalde, todas as agências não tinham sistema para activação dos cartões e tal como a nossa equipa dezenas de clientes voltaram para as suas casas frustrados por não poderem renovarem os seus cartões que os habilitam a ter acesso aos seus recursos.

Inconformado, um dos clientes que dizia ter uma emergência não obstante tratar-se de um final de semana, solicitou que lhe fosse dada a possibilidade de fazer um levantamento por cheque avulso, como vem recomendando o banco nos últimos tempos por causa de problemas de emissão de cartões, mas foi debalde. Foi informado que o sistema para levantamento de cheques avulsos também estava indisponível e que estavam-se a registar-se também falhas no sistema para activar o seu Netplus.

Isto vem se juntar a um outro problema no mesmo banco, que há alguns meses tem também problemas de emissão de livros de cheques, criando constrangimento para empresas e singulares que tem contas a pagar e, curiosamente, o banco nunca comunicou essas falhas aos clientes de forma séria.

Uma resposta seca e que não esclarece nada

Na mesma sexta-feira, o Evidências contactou o Standard Bank através da empresa Fim de Semana, que se encarrega da sua assessoria de imprensa do banco, colocando todos os relatos e denúncias que vem recebendo sobre a indisponibilidade de grande parte dos seus serviços.

Para o nosso espanto e numa clara falta de respeito para com os clientes que tem seus recursos retidos no banco sem os poder movimentar, a assessoria do Standard Bank limitou-se a informar que “os seus serviços e sistemas continuam estáveis e a funcionar na sua plenitude”, o que não constitui a verdade.

“Em breve, o Banco irá iniciar o processo de emissão de cartões de débito contactless no âmbito da migração do sistema nacional de pagamentos, actualmente, em curso. Esta migração implicará que os actuais cartões, a médio prazo, serão substituídos”, disse de forma mecânica, sem esclarecer sobre a actual indisponibilidade dos cartões e do sistema para sua activação.

A carta continua com uma série de informações desnecessárias e que não respondem as inquietações dos seus clientes e muito menos as perguntas levantadas pelo Jornal Evidências.

“Até à data em que os actuais cartões serão descontinuados, o Banco continuará a providenciar cartões de débito instantâneos não personalizados aos clientes para que possam continuar a transaccionar no curto prazo. De igual modo, os clientes que não optam por este tipo de cartões têm disponíveis cheques avulso em qualquer agência do Standard Bank. Para além deste meio de pagamento, o Standard Bank dispõe de soluções digitais, tais como o Netplus (internet banking) e o Quiq, para que os clientes possam efectuar pagamentos, transferências e outras operações bancárias”, refere mecanicamente, ignorando as reclamações sobre a intermitência do funcionamento destes sistemas, que inclusive foi confirmada pela linha do cliente do Standard Bank.

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