Situação de segurança em Cabo Delgado evoluiu positivamente em 2022 – revela relatório de Jean-Christophe Rufin

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE
  • TotalEnergies promete alocar 200 milhões de USD para melhorar as condições de vida da população de Cabo Delgado

Em Dezembro de 2022, o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, confiou a Jean-Christophe Rufin, personalidade reconhecida pela sua experiência nas áreas de acção humanitária e de direitos humanos, a missão independente de avaliação da situação humanitária na província de Cabo Delgado. Nesta terça – feira, 23 de Maio, a multinacional francesa tornou público que Rufin concluiu que a situação de segurança em Cabo Delgado evoluiu positivamente em 2022. Para além de recomendar a revisão do quadro de relações entre a Mozambique LNG e as Forças de Defesa moçambicanas à luz desta situação, o especialista na área da acção humanitária recomendou instou a TotalEnergies e os seus parceiros para estabelecerem uma fundação que se vai dedicar na implementação de um programa de desenvolvimento que vai abranger todos os distritos da província de Cabo Delgado.

Jean-Christophe Rufin conseguiu entregar o relatório da sua missão dentro do prazo, ou seja, em finais do Fevereiro do ano em curso. No entanto, as conclusões e recomendações do mesmo foram reveladas nesta quarta – feira, 23 de Maio.

Uma das condições da TotalEnergies para retomar o projecto que é considerado o maior investimento estrangeiro no continente era restabelecimento da ordem e tranquilidade na província de Cabo.

O relatório de Rufin abriu uma janela de esperança para os moçambicanos no que toca ao regresso da multinacional francesa, uma vez que o especialista na área da acção humanitária concluiu que a situação de segurança em Cabo Delgado evoluiu positivamente em 2022.

Por outro lado, o documento recomenda uma revisão do quadro de relações entre a Mozambique LNG e as Forças de Defesa moçambicanas à luz desta situação, sendo que Mozambique LNG iniciou um diálogo com as autoridades moçambicanas para o efeito.

Ainda no quadro das recomendações Jean-Christophe Rufin, a TotalEnergies e os seus parceiros criaram um plano de acção para melhorar as condições de vida das populações abrangidas pelo projecto e pelo terrorismo na província de Cabo Delgado. Para o efeito, o consorcio estabeleceu uma Fundação Provincial denominada nome “Pamoja Tunaweza” (“Juntos Podemos” em Kiswahili).

A Fundação, que será dirigida por uma figura reconhecida no campo do desenvolvimento económico local e supervisionada por um Conselho de Administração que inclui representantes da Mozambique LNG, terá um orçamento plurianual de 200 milhões de dólares para implementar os seus programas.

No que respeita às populações afetadas pelo desenvolvimento do sítio industrial de Afungi, as acções que serão levados incluem a aceleração do pagamento de indemnizações às famílias atingidas pelo projecto, construção de novas casas na Aldeia de Qitunda até Dezembro do ano em curso, a actualização dos inventários das pulações afectadas pelo projecto para garantir que as compensações reflitam plenamente a situação atual desses ativos e disponibilização dos meios de transporte individual aos pescadores reassentados em Quitunda, para facilitar o seu acesso às várias zonas de pesca.

De referir que a pedido dos parceiros do projecto Mozambique LNG a missão de acompanhamento da implementação deste plano de acção será realizada por Jean-Christophe Rufin.

 

 

 

 

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *