Site icon

UNICEF E UNPFA capacitam parceiros em Masculinidades e Engajamento

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Fundo das Nações Unidas para a População (UNPFA) pretendem ver homens e rapazes mais activos na disseminação da saúde sexual e reprodutiva, tendo para o efeito realizado entre os dias 22 e 26 do maio corrente uma capacitação para os seus parceiros na cidade da Beira, província de Sofala, em matérias de masculinidade e engajamento.

 As duas instituições chanceladas pelas Nações Unidas apontam que os homens e rapazes não podem olhar para a saúde sexual e reprodutiva como assunto que só interessa as mulheres.

Os formandos, por sua vez, responderam positivamente ao repto lançado pela UNICEF e UNPFA.

“A menstruação é também assunto de homem, porque a menstruação é vida, se não fosse a menstruação, nós não estaríamos hoje nesta sala. E por isso devemos ensinar as crianças desde pequenas a lidar com a gestão menstrual”, referiu um dos participantes.

Os exemplos de masculinidade positiva não faltaram durante a formação, uma vez que um dos participantes chegou atrasado pelo facto de ter acompanhado a esposa ao hospital.

 “Hoje cheguei atrasado porque fui levar a minha esposa para o controlo da criança pós parto. Tenho noção dos dias de ir à consulta e nunca deixo ela ir sozinha”, declarou a fonte para posteriormente receber aplausos.

Refira-se que participam da formação mais de 40 parceiros de implementação dos projectos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Fundo das Nações Unidas para a População

 

Exit mobile version