Descargas dos Pequenos Libombos engolem ponte de Mazambanine em Boane

DESTAQUE SOCIEDADE

A ponteca que serve de travessia para a localidade de Mazambanine, no distrito de Boane, encontra-se submersa por conta da subida do caudal do rio Umbeluzi. Em causa estão as descargas que estão sendo feitas pela Barragem dos Pequenos Libombos, por esta estar recebendo grandes quantidades água vindas do Reino de Eswathini e da África do Sul.

O Evidências reportou a poucos dias que a barragem dos Pequenos Libombos estava a bastante tempo com 80% acima das capacidades máximas de retenção e que, a qualquer momento faria descargas que poderiam causar destruíção e devasção de diversas zonas de Boane incluíndo Mazambanine, eis que o cenário não tardou a acontecer.

As descargas feitas chegam a 50 metros cúbicos por segundo. Mesmo correndo risco de queda e afogamento, algumas pessoas ainda fazem o uso da ponteca. Os moradores clamam pela construção de uma nova ponte..

O Município de Boane diz que já há estudos em curso para a construção de uma nova ponte e procura-se financiamento. “Nós, como Município, tivemos que trabalhar com a Administração Nacional de Estradas, já estivemos no terreno com os técnicos a fazer levantamento e, neste momento, os colegas da ANE estão a fazer trabalho para a elaboração do projecto executivo e daí vamos ter os custos que são necessários para a construção de uma nova ponte neste local”, dizia Augusto Mambero em representação  do edil de Boane.

Como tal, nesta terça-feira, por conta da intransitabilidade no local, o Instituto Nacional de Desastres (INGD) alocou duas embarcações movidas a motor para facilitar a travessia de pessoas e bens duma marca à outra mas, sucede que as embarcações ficaram inúteis e sem funcionar por longas horas por causa da falta de combustível.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *