Tio viola e engravida sobrinha (de 14 anos) em Maputo

SAÚDE SOCIEDADE

Um cidadão de 34 anos de idade encontra-se detido na 18ª Esquadra da Polícia Republica de Moçambique, na Cidade de Maputo, indiciado de ter violado e engravidado a sua sobrinha de apenas 14 anos de idade. A vítima já estava com quatro meses e 17 de gestação, mas a família decidiu interromper a gravidez.

Texto: Milagrosa Manhique

De acordo com a porta-voz da PRM na Cidade de Maputo, Marta Pereira, que referiu que as autoridades da lei e ordem continuam a sensibilizar a população com vista a erradicar a violência sexual e violação de menores, o acusado abusava da sobrinha na ausência dos pais, uma vez que os mesmos deixavam a menor sob a sua custódia quando iam trabalhar.

“Ao invés de abusar sexualmente a menor, este tio devia ser uma das pessoas que garante a segurança e proteção da mesma enquanto os pais se faziam ao local do trabalho”, disse Marta Pereira.

Na sua versão dos factos, o indiciado, que responde pelo nome de Filipe, com a vergonha a lhe entupir as veias, não conseguia explicar os motivos que o levaram a abusar sexualmente a sua sobrinha.

A porta – voz da PRM ao nível da Cidade de Maputo referiu que Filipe ameaçava a sobrinha com recurso a faca para lograr os seus intentos. Contudo, o indiciado jurou de pês juntos que nunca usou aquele objeto cortante para intimidar a sobrevivente, tendo igualmente declarado que a mesma nunca se recusou a se envolver sexualmente com ele.

“Nunca mostrei faca, nunca ameacei a minha sobrinha, se eu tivesse feito isso, ela teria me denunciado faz tempo, pois não foi uma só vez. Acho que ficamos juntos umas quatro ou cinco vezes”, contou Filipe.

Incrédulo perante o sucedido estava o pai da vítima. Joel Carlos (nome fictício) contou que nunca desconfiou do primo, sendo que as primeiras pessoas que detectaram anomalias na filha foram os vizinhos, uma vez que a sua barriga crescia a cada dia que passava.

“Quando perguntei a ela o que tinha na barriga, sempre dizia-me que está sacia e que comeu muito”, disse Carlos.

Quem não ficou convencida com a desculpa apresentada pela vítima foi a progenitora que, por sua vez, decidiu leva – lá para o hospital de onde viria a descobrir que a mesma estava gravida de quatro meses e 17 dias.

“Ela não teve coragem de contar a verdade para a mãe, só conseguiu confessar a verdade aos médicos. Foi no hospital que ficamos a saber que por várias vezes foi abusada pessoalmente pelo seu próprio tio. Até hoje custa-me acreditar no que aconteceu porque o violador tem esposa e dois filhos”, declarou a fonte.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *