CNE não vai prorrogar o recenseamento eleitoral: brigadas funcionam até às zero horas no último dia

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) decidiu ignorar os apelos dos partidos da oposição e das organizações da sociedade civil, ou seja, não prorrogou o prazo do recenseamento eleitoral. No entanto, a CNE decidiu estender o horário de funcionamento dos postos de recenseamento eleitoral das 17h00 às 22h00, no dia 2 de Junho e das 17h00 às 24h00, no dia 3 de Junho de 2023.

O anúncio da não prorrogação do recenseamento eleitoral foi um duro golpe para as aspirações dos partidos da oposição e as organizações, uma vez que estas defendem que só o prolongamento do prazo poderia corrigir as irregularidades detectadas ao longo do processo.

A instituição chefiada por Dom Carlos Matsinhe fez vista grossa aos apelos da Renamo e MDM, mas, através da Deliberação n.⁰ 15/CNE/2023 de 01 de Junho, estendeu o horário de funcionamento de Postos de Recenseamento Eleitoral, das 17h00 às 22h00, no dia 2 de Junho e das 17h00 às 24h00, no dia 3 de Junho de 2023.

O Centro de Integridade Pública não tem dúvidas de que a decisão da Comissão Nacional de Eleições favorece sobremaneira a Frelimo, visto que alguns municípios que estão nas mãos dos partidos da oposição, como o caso da Cidade da Beira, ainda tem 100 mil potenciais eleitores não registados. (Teresa Simango)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *