Governo e parceiros discutem estratégias de desenvolvimento 2023 – 2028

DESTAQUE POLÍTICA

O Governo, através do Ministério da Economia e Finanças, reuniu-se, na quarta-feira, 12 de Julho, com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e sector privado para discutir a estratégia de desenvolvimento 2023-2028, por sinal um programa financiado pelo BAD.

Estratégia do Banco Africano de Desenvolvimento para Moçambique para o período 2023 – 2028 visa promover a transformação estrutural do país, melhorando a estabilidade fiscal, criando empregos decentes e gerando crescimento inclusivo através de duas áreas prioritárias, ou seja, promover a melhoria da governação económica e do ambiente empresarial para facilitar o investimento do setor privado, e mobilizar recursos e transformar as cadeias de valor agrícolas através do reforço sustentável das infraestruturas.

Na qualidade de representante do Governo, Max Tonela saudou a iniciativa do BAD porque para além de criar novos empregos vai impulsionar o desenvolvimento social sustentável.

“Esta estratégia está preparada para apoiar fortemente Moçambique na implementação de reformas económicas cruciais, permitindo ao país realizar o seu imenso potencial e alcançar uma perspectiva económica positiva, servirá como um robusto enquadramento da nossa colaboração para impulsionar o crescimento tangível e capitalizar as abundantes oportunidades que temos pela frente”, observou Tonela.

Para Cesar Abogo, representante Residente do BAD em Moçambique, referiu com esta iniciativa pretende-se apoiar o país a alcançar um crescimento econômico inclusivo e sustentável.

“Com este Documento de Estratégia Nacional, pretendemos manter a nossa marca como parceiro estratégico de referência tanto para o Governo de Moçambique como para outros Parceiros de Desenvolvimento que, tal como o Banco Africano de Desenvolvimento, apoiam este país a enfrentar o desafio de alcançar um crescimento inclusivo e sustentável”, disse Abogo

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *