Foto de Féling Capela

“Projecto Clima de Mudanças” contribuirá para uma Jornada de Limpeza para Consciencialização sobre as Mudanças Climáticas entre os Jovens

DESTAQUE SOCIEDADE

O projecto “Clima de Mudanças: Caminho para Criação e Reforço de uma Geração Ambiental Consciente em Moçambique”, implementado pelas organizações WeWorld-GVC, ICEI, CTV, CNV e co-financiado pela União Europeia, contribuirá para uma Jornada de Limpeza que contará com a participação de grupos voluntários este Sábado, dia 16 de Setembro corrente. O evento será replicado a nível nacional sob organização do movimento Let’s do It Moçambique (coordenado pela Cooperativa REPENSAR), em comemoração ao dia Mundial da Limpeza, para promover a consciencialização sobre as mudanças climáticas entre os jovens assim como a gestão do lixo.

Foto de Féling CapelaEsta jornada de limpeza visa envolver jovens de diferentes comunidades em um movimento activo e consciente de protecção ambiental e, ao dar ênfase à participação dos jovens, o projecto busca capacitar a próxima geração a entender os desafios ambientais enfrentados e a se tornarem agentes de mudança.

Os organizadores do evento estarão presentes em diferentes frentes, tal como em Cidade de Maputo na Praia da Costa do Sol, entre Super Marés e o Restaurante Costa do Sol; na Cidade de Nampula no mercado do W’resta (Faia) e o mercado do Peixe (Carrupeia); na Cidade de Pemba na praia do Wimbe bem como na Cidade de Quelimane até a Marginal (Rio dos Bons Sinais) e Mercado do Brandão.

Foto de Féling Capela/2023

Portanto, durante o evento os participantes terão a oportunidade de contribuir directamente para a limpeza de uma área local promovendo a consciencialização sobre os resíduos sólidos e a poluição, de aprender sobre boas práticas e a gestão correcta dos resíduos sólidos e orgânicos bem como conectar-se com outras pessoas comprometidas com a protecção do meio ambiente e compartilhar ideias sobre acções sustentáveis.

Neste sentido, o projecto “Clima de Mudanças” representa um esforço conjunto de organizações que acreditam na importância de educar e capacitar os jovens para enfrentar os desafios climáticos.

De ressaltar que o Dia Mundial da Limpeza será coordenado pelo Ministério da Terra e Ambiente, através da Direcção Nacional do Ambiente em parceria com o Let’s Do It Moçambique, plataforma liderada pela Cooperativa de Educação Ambiental Repensar.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *