Wa Ka Lipanga lança convite para uma imersão pelo amor e luto

CULTURA DESTAQUE

Entre os medos que a partida inspira, uma verdadeira imersão que apartir do amor não evita o trágico e as suas facetas, Énia Lipanga, ou Wa Ka Lipanga, se prepara para um parto que desafia a afrontar os fantasmas que escoltam a partida. Trata-se do “Ensaios da Partida” que vem ao público esta quinta-feira.

Na palavra da autora, “é um livro sobre as vezes que, temendo a partida, coreografamos como ela será, tentando nos preparar para não sofrer tanto com ela”. Mas não só,  “também aborda as chegadas necessárias em nossas vidas e a importância de deixar ir”, considera Lipanga acrescentando se tratar de uma obra sobre amor, luto, “mas, acima de tudo, retrata a necessidade de seguir em frente diante dessas partidas”, até porque o ‘Ensaio’ “pode ser sobre ir embora, mas também pode ser sobre a Énia em pedaços, tentando recomeçar”.

Sobre título escolhido, reflete a ideia de que muitas vezes ensaiamos como lidar com a partida, como nos despedir que de acordo com Énia “é um exercício constante em nossas vidas, e o livro explora essas práticas”.

Este novo parto acontece depois de trazer ao mundo dos amantes da poesia o “Para enxugar as nódoas dos meus olhos”.

Questionada pelo Evidências sobre a recepção para última obra que data de 2021, a autora considera bom o retorno, em parte devido ao facto de ter sido uma edição limitada que propiciou “uma espécie de empréstimo informal, o que ampliou o número de leitores”.

“Além disso, tenho acompanhado a partilha de trechos nas redes sociais e fotos de leitura que as pessoas têm marcado. Está sendo bem recebido, e estamos considerando uma segunda edição, uma vez que muitas pessoas têm procurado o livro nas livrarias”, admite Wa Ka Lipanga.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *