Monteiro exige debate sobre sucessão de Nyusi e diz que atraso pode custar caro ao partido

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

A sucessão de Filipe Nyusi ainda é um tabu no seio da Frelimo. Quando percebeu que a sucessão do “Emprego do Povo” não constava da agenda do dia, o membro proeminente do partido no poder, Óscar Monteiro, exigiu, durante a segunda sessão Comité Nacional da Associação dos Combatentes de Luta de Libertação Nacional, que se faça o debate sobre a sucessão de Nyusi.

Óscar Monteiro não se acobardou e levantou a voz para tecer duras críticas perante o que está acontecer no processo da sucessão de Filipe Nyusi. Monteiro advertiu que o Comitê Central não pode ignorar questões importantes como o processo que inquieta o grosso dos membros do partido.

“Esta agenda toca questões internas e organizativas da nossa associação e esses pontos têm de ser debatidos de tempos em tempos, mas não podem ignorar as questões mais importantes que o país tem que enfrentar”, declarou Oscar Monteiro para posteriormente referir que ao tratar o assunto da sucessão com passos de camaleão a Frelimo pode ser castigado nas urnas.

“Há um elefante nesta sala que são Estamos demasiadamente atrasados e arriscamos a vitória se continuarmos nesse caminho”.

No seio do partido no poder havia muita expectativa em torno da reunião magna, mas a mesma pariu decepção. Sem papas na língua, Monteiro não tem dúvidas de que “o (nosso) Comitê Central não se tem mostrado à altura…”.

Refira-se durante a intervenção de Oscar Monteiro os órgãos de comunicação social foram impedidos de continuar com as gravações de vídeo assim como do áudio.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *