Moçambique assistiu no dia 07 de Abril, uma das maiores tragédias na província de Nampula, concretamente na Ilha de Moçambique. Trata-se de um naufrágio que culminou com a morte de 98 pessoas desde crianças até adultos. No entanto, o presidente do maior partido da oposição, Ossufo Momade, defende a indemnização das vítimas do naufrágio por parte do governo.
Para além de incumbir o papel de indemnização das vítimas, o líder da Renamo, aponta a responsabilização dos responsáveis pela negligência, chamando urgentemente a intervenção dos estabelecimentos da justiça.
“O Governo deve indemnizar as famílias das vítimas do naufrágio e deve, igualmente, ser responsabilizado pela sua negligência. Apelamos à acção imediata da Comissão Nacional dos Direitos Humanos, assim como o Provedor de Justiça para abrir um inquérito e responsabilizar o Estado”, disse o presidente da Renamo.
Na mesma ocasião, Ossufo Momade, condenou veementemente a detenção do proprietário da embarcação que prestara ajuda as vítimas do naufrágio.
“Visitámos na cadeia o proprietário da embarcação e os respectivos marinheiros, que, no nosso entender, não deviam estar na cadeia, porque, aquando do acidente, estavam apenas a prestar socorro à população aflita e a procurar refúgio na Ilha de Moçambique. Nesta conformidade, ouvimos de perto as motivações do naufrágio e deixámos a promessa de criação de condições para a assistência jurídica”, referiu. (Elisio Nuvunga)
Facebook Comments