Futebol infantil: Inharrime acolhe primeira edição da “Taça 16 de Junho”

DESPORTO DESTAQUE

e acolhe primeira edição da Tacaca 16 de Junho

 

O distrito de Inharrime vai acolher, de 01 a 16 de Junho, do corrente ano, a primeira edição do torneio infantil denominado “Taça 16 de Junho”.

A competição, que é organizada pela Associação Desportiva Nhamiba – ADN, em coordenação com a Associação Distrital de Futebol de Inharrime, tem como objectivo incentivar as crianças a praticarem desporto, em particular o futebol.

“Esta competição, que é, na verdade, uma espécie de torneio de abertura de uma competição maior a acontecer logo à seguir, visa, não só incentivar as crianças a praticarem o desporto, desviando elas da rota de diversos vícios, como também despertar as equipas que militam no nosso recreativo distrital da necessidade de apostar na formação. Em Inharrime hoje debatemo-nos muito com o modelo de competição ao nível dos séniores, e se está, neste momento, a implementar um campeonato interno. Mas a pergunta é, será que isto é sustentável a médio e/ou longo prazos, atendendo e considerando que os clubes não têm equipas de escalões de formação? Como não queremos ser surpreendidos por uma resposta negativa no futuro, ao nível da ADN desenhamos esta competição para, desde já, evitarmos um possível descalabro do futebol mais a diante”, afirmou Desidério Chambo, Porta-voz da ADN.

Num outro desenvolvimento, o interlocutor explica que, devido ao número de equipas que é reduzido e ao tempo da mesma competição, será a eliminar.

“Só 8 formações estão disponíveis para esta competição, destaque maior vai para a Escola Básica de Nhantumbo que se juntou a nós desde o início do nosso movimento, por isso que vamos logo começar nos quartos de final. Vamos realizar quatro partidas e igual número de equipas será eliminado no primeiro final de semana, de 01 a 02 de Junho. As que conseguirem passar, vão disputar as meias finais no final de semana seguinte e no dia 16 de Junho, na data que celebramos o Dia da Criança Africana, vamos conhecer o vencedor, com a realização da final. Portanto, serão três finais de semana de muito futebol”, sublinhou.

 

Em relação às idades, “serão crianças com idades compreendidas entre os 11 anos e 14 anos. Em princípio queríamos terminar nos 13 anos, mas do trabalho de base feito, nos apercebemos que há muitas crianças na idade inicial do escalão de iniciados que seria posta de lado, então decidimos fechar os olhos e incluir este grupo, para sermos um pouco mais inclusivos”.

Questionado sobre as premiações, a nossa fonte disse que estas vão cingir-se em material desportivo e escola.

“Infelizmente estamos num ano atípico e num distrito também atípico com poucos agentes económicos abraçando o desporto, embora exigem que o desporto cresça. Não contamos com patrocínio de ninguém. A nós, nesta primeira edição, estamos mais preocupados em realizar a competição. Os prémios, que poderão ser material desportivo, são resultantes da contribuição dos clubes participantes”, disse.

O arranque oficial da competição está marcado para o dia 01 de Junho, Dia Internacional da Criança, no Estádio Inharrime, e poderá contar com a presença dos membros do Governo Distrital.

Participam desta competição, a OJM, NHANCONDO, ESCOLA BÁSICA DE NHANTUMBO, ORATÓRIO, CHITÍCUA, TAU TAU FC e as equipas A e B da Associação Desportiva Nhamiba.

Facebook Comments

Tagged

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *