A Comissão Nacional de Eleições (CNE) viu-se obrigada a adiar a publicação das listas definitivas para as eleições legislativas por 30 dias. Esta decisão surge na sequência do Conselho Constitucional ter autorizado o Partido Revolução Democrática (RD) para apresentar a candidatura depois do prazo que fora estabelecido pela CNE.
Já era um dado adquirido que a Comissão Nacional de Eleições ia publicar as listas definitivas para as eleições legislativas no dia 10 de Julho em curso. Contudo, a instituição liderada por Dom Carlos Matsinhe teve que adiar o anúncio por mais 30 dias.
O prazo da publicação de lista definitivas foi estendido, segundo o Centro de Integridade Pública, através do acórdão emitido pelo Conselho Constitucional a 26 de Junho que autoriza a Comissão Nacional de Eleições (CNE) a receber a candidatura do partido Revolução Democrática (RD) antes rejeitada por “incumprimento de prazos”.
De lembrar que a CNE recusou a candidatura da RD pelo facto da força política liderada por Vitano Singano não ter cumprido com o prazo estabelecido para a submissão do expediente.
No entanto, a Revolução Democrática (RD) recorreu ao Conselho Constitucional que, por sua vez, julgou o recurso procedente.
Em virtude da decisão da instituição liderada por Lúcia Ribeiro, a CNE tem até o dia 09 de Julho para publicar as listas definitivas.
Facebook Comments