Share this
A ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, anunciou, nesta quinta-feira, 03 de Outubro, que o Governo vai fazer uma avaliação técnica da estátua de Eduardo Mondlane, após críticas públicas. A estátua foi inaugurada no âmbito das celebrações do centenário do herói nacional, mas a população levantou questões sobre a anatomia da figura.
Segundo Edelvina Materula, com a avaliação técnica o Executivo pretende “identificar possíveis problemas nas proporções da estátua, como o tamanho da cabeça e dos membros, e, se necessário, realizar correções”.
A estátua foi produzida pela empresa Arte de Gema com parte do processo realizado na China. O projecto que custou 22 milhões de meticais foi acompanhado por representantes da família de Mondlane e outros envolvidos.
Materula destacou que a avaliação é uma resposta direta às preocupações dos cidadãos e que o Executivo considera envolver especialistas internacionais, visto que há uma escassez de técnicos especializados no país.
“Queremos garantir que o legado do arquiteto da unidade nacional seja representado de forma digna”, afirmou.
A ministra da Cultura e Turismo referiu, por outro lado, que dependendo do resultado da avaliação, correções poderão ser feitas e a estátua anterior pode ser transferida para Manjacaze terra natal de Mondlane. (Luisa Muhambe)
.

Facebook Comments