A selecção nacional de futebol, vulgarmente conhecida por Mambas, goleou na segunda-feira, 14 de Outubro, a sua congénere de Eswatine por 3 a 0. Com este triunfo, Moçambique deu passos galopantes no apuramento ao Campeonato Africano das Nações que será disputado no próximo ano em Marrocos. Os golos que selaram o triunfo do combinado nacional foram apontados por Dominguez, Ratifo e Geny Catamo.
Duarte Sitoe
Em comparação com a partida disputada na última semana no Estádio Nacional do Zimpeto, o selecionador nacional, Chiquinho Conde fez duas mexidas no seu xadrez. Gildo e Pepo foram substituídos na equipa inicial por Chamboco e Clésio.
A entrada de Chamboco no onze inicial permitiu com que Nenê subisse no terreno, ou seja, jogou como médio defensivo depois de ter jogado a central no desafio da terceira jornada do grupo I do apuramento para o CAN.
Jogando no clássico sistema de 4-3-3, o conjunto de Chiquinho Conde pegou nas rédeas do jogo logo que o árbitro deu ordens para o arranque da partida. Antes do primeiro quarto de hora da partida, Dominguez aproveitou um passe açucarado de Bruno Langa para inaugurar o marcador no Mbombela Stadium.
Mesmo em vantagem, os Mambas não tiraram o pé do acelerador. Sempre interventivo, Chiquinho Conde deu ordens para os seus jogadores pressionarem a saída de bola do seu adversário. Quando tudo indicava que as três equipas iriam para o intervalo com Moçambique a vencer por margem mínima, Ratifo ampliou a vantagem.
Tal como aconteceu no primeiro golo, Bruno Langa voltou a ser o dono da assistência e Stanley Ratifo marcou pelo segundo jogo consecutivo.
Inconformado com o resultado, o Eswatine viu-se obrigado a correr atrás do prejuízo. No entanto, a defensiva nacionaç conseguiu anular as investidas da turma contrária.
Com naturalidade e depois de muitas tentativas, os Mambas ampliaram o resultado para contornos de goleada. Foi à passagem do minuto 60 que Geny Catamo, a nova coqueluche do futebol moçambicano, isolado por Ratifo, fez o 3 a 0 final.
Com este resultado, Moçambique ocupa provisoriamente a primeira posição do grupo I da qualificação para o Campeonato Africano das Nações em Futebol com oito pontos, mais um que o Mali, que joga nesta terça – feira, 15 de Outubro, em casa da Guiné Bissau.
Aliás, os comandados de Chiquinho Conde podem se qualificar para o CAN na próxima jornada em caso de empatar fora de portas com a Guiné – Bissau, adversário que derrotaram na segunda jornada no Estádio Nacional do Zimpeto por 2 a 1, sendo que o golo que selou o triunfo foi apontado por Elias Macamo.
Facebook Comments