Ferroviário de Maputo campeão africano de basquetebol sênior feminino

DESPORTO DESTAQUE

O Ferroviário de Maputo sagrou-se, neste domingo, 15 de Dezembro, campeão africano de basquetebol sênior feminino após derrotar, na finalíssima da Liga Africana de Basquetebol (WBLA), o Ahl Aly do Egipto pela marca de 81 a 72.

O Ahl Aly é, diga-se, rei no continente africano no que ao futebol diz respeito. Contudo, na modalidade da bola ao cesto vergou perante o poderio e, sobretudo, resistência do Ferroviário de Maputo.

Na finalíssima disputada em Dakar, as locomotivas entraram derropantes e venceram o primeiro período por 26 a 13.

No segundo, foi o Alh Aly que aproveitou a desatenção da turma moçambicana para reduzir a desvantagem. Apercebendo-se que o seu rival estava melhor no jogo, Nazir Salé pediu um desconto de tempo para puxar orelhas as suas pupilas.

No entanto, as egípcias conseguiram reduzir de 13 para seis a vantagem do Ferroviário de Maputo que foi para o intervalo a vencer por 46 a 38.

No reatamento, ou seja, no terceiro período as locomotivas foram avassaladoras. Nesta etapa da partida o conjunto moçambicano marcou 21 pontos contra 14 das egípcias, tendo saído para o quarto período a vencer por 67 a 50.

O último e derradeiro foi impróprio para cardíacos. Quando parecia que o Ferroviário de Maputo tinha o título no bolso, o Alh Aly conseguiu remar contra a maré e reduziu a desvantagem para três pontos.

Mesmo perante a ameaça das egípcias, as locomotivas não vergaram e voltaram a ampliar a vantagem. Naturalmente, a partida terminou com resultado de 81 a 72, à maior para o Ferroviário de Maputo que regressa ao trono do basquetebol africano.

Facebook Comments

Tagged