Composição do novo Governo poderá ser conhecido hoje
O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo República, através do Decreto Presidencial, extinguiu dez ministérios e três Secretarias de Estado, tendo, por outro lado, em conformidade com o mesmo Decreto, criado novos ministérios voltados em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. Os Ministérios da Defesa, Recursos Minerais e Energia, Gênero, Criança e Acção Social, Combatentes, Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Interior, Negócios Estrangeiros e Cooperação, Saúde e Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos continuam intactos, ou seja, não foram mexidos pelo novo Chefe de Estado que vai, nesta sexta – feira, apresentar à Comissão Política (CP) da Frelimo a proposta da composição do seu Governo.
Já é um adquirido de que no primeiro ciclo de governação de Daniel Chapo não haverá Ministério da Economia e Finanças; Ministério dos Transportes e Comunicações; Ministério da Cultura e Turismo; Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural; Ministério da Terra e Ambiente; Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas; Ministério da Indústria e Comércio; Ministério do Trabalho e Segurança Social; Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano; e Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
No seu segundo ciclo de governação, Filipe Nyusi criou a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego; Secretaria de Estado dos Desportos e Secretaria de Estado do Ensino Técnico-profissional. No entanto Daniel Chapo decidiu extinguir as très instituições.
O novo chefe de Estado não mexeu em cinco Ministérios, nomeadamente, Ministérios da Defesa, Recursos Minerais e Energia, Gênero, Criança e Acção Social, Combatentes, Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Interior, Negócios Estrangeiros e Cooperação, Saúde e Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos.
Para substituir os Ministérios extinguidos, Daniel Chapo criou, através do Despacho Presidencial criou polouros, ou seja, Ministério das Finanças; Ministério da Economia; Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas; Ministério dos Transportes e Logística; Ministério da Educação e Cultura; Ministério do Trabalho, Género e Acção Social; Ministério das Comunicações e Transformação Digital; Ministério da Planificação e Desenvolvimento e Ministério da Juventude e Desportos.
Em comparação com o último ciclo de governação de Filipe Nyusi, o Governo de Daniel Chapo terá menos quatro ministérios, ou seja 20.
Depois de efectuar mudanças visando optimizar a gestão pública, adequar as estruturas ministeriais às novas necessidades do país, optimizar os recursos públicos e melhor servir os moçambicanos, Chapo vai, nesta sexta – feira, 17 de Janeiro, apresentar à Comissão Política a Frelimo a proposta da composição do seu Governo.
A reunião que será dirigida por Filipe Nyusi, na qualidade de presidente do partido, tem o inicio previsto para às 11 horas e em caso dos nomes serem aprovados podem tomar posse ainda no dia de hoje.