TRAC e REVIMO retomam cobranças de portagens 

DESTAQUE SOCIEDADE

A Trans African Consessions (TRAC) anunciou que vai retomar, na quinta-feira, 23 de Janeiro, a cobrança de tarifas nas portagens ao longo da Nacional Número 4 (EN4). Quem também fez saber que vai reiniciar a cobrança de portagens é a Rede Viária de Moçambique (REVIMO).

No rol das medidas para os primeiros 100 dias de governação, Venâncio Mondlane, apoiando-se na degradação do grosso das estradas nacionais, exigiu que as portagens fossem gratuitas em todo o território nacional.

Entretanto, parece que a Trans African Consessions (TRAC) não vai cumprir com a medida que consta do documento que Mondlane chamou de Decreto Presidencial, uma vez que anunciou que vai retomar, nesta quinta-feira, 23 de Janeiro, a cobrança de tarifas de portagens ao longo da EN4.

Para sustentar a sua decisão, a TRAC aponta que as taxas cobradas são usadas para financiar construção e reabitação das estradas.

“A Estrada Nacional número 4 é uma parte vital do plano de Desenvolvimento do Corredor de Maputo, impulsionando o crescimento económico regional através da circulação de pessoas e de mercadorias de alto valor comercial. as taxas de portagens financiam a construção, reabilitação e manutenção de estradas, garantindo a longevidade das infraestruturas rodoviárias, sobretudo as concessionadas”, justifica a concessionaria da Estrada Nacional Numero 4.

Embora ainda sem datas, a Rede Viária de Moçambique (REVIMO) revelou que vai, brevemente, retomar a cobrança das taxas de portagens bem como o recarregamento dos cartões pré – pago, tendo para o feito enviado mensagens para os utentes que usam frequentemente a Ponte Maputo – Ka Tembe. Contudo, segundo apurou o Evidências, as cobranças retomam no próximo sábado, 25 de Janeiro.

Aliás, a REVIMO pretende, por outro lado, dar continuidade, nos próximos dias, a cobrança das taxas de portagem ao longo da Estrada Circular de Maputo bem como ao longo da Estrada Nacional Número Um.

Facebook Comments

Tagged