Correia diz que não disse que 90% dos moçambicanos tem três refeições por dia, mas que conseguem, só não comem por causa de hábitos alimentares

DESTAQUE SOCIEDADE

Surpreendentemente, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, disse em Roma, à margem de encontro que manteve com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) que 90% dos moçambicanos tem três refeições por dia. Entretanto, nesta quarta-feira, 15 de Março, o governante veio ao público declarar que não disse que os moçambicanos não três refeições, mas sim conseguem, tendo referido que o grosso dos mesmos não come três vezes por dia por causa dos seus hábitos alimentares.

A notícia avançada com pompa e circunstância pelo titular do pelouro da Agricultura de Desenvolvimento Rural deixou os moçambicanos boquiabertos, sendo que algumas organizações da sociedade civil pediram esclarecimentos ao super – ministro do Governo de Nyusi.

Na tentativa de se retratar, Celso Correia mudou de narrativa e disse que, ao invés de ter, 90% os moçambicanos conseguem ter refeições por dia, mas alguns não tem devido aos seus hábitos alimentares.

“Há muita gente que não tem, tivemos um deputado na Assembleia da República que sabemos que tem bom rendimento mas não tem. Aqui na sala muitos tem rendimento para três refeições, mas não tem por causa dos seus hábitos alimentares e sua dieta, sendo que muitos não usam o que tem. É por isso que na afirmação a gente acrescentou melhorar a sua dieta e ter mais estabilidade porque 40% não tem estabilidade, 50% tem”.

O governante não tem dúvidas de que Moçambique está num bom caminho e deve ser corajoso para alcançar a independência alimentar,

“Acho que estamos no caminho no caminho certo no que diz respeito à segurança alimentar, acho que estamos no caminho certo porque não temos todo o problema resolvido. De longe temos muito que fazer, mas quando todos indicadores começam a indicar o caminho, nós estamos no caminho certo.  A nossa independência alimentar vai precisar de coragem”, referiu para depois deixar uma bicada ao ocidente.

“Você moçambicano não tem capacidade de gerir o seu próprio dinheiro. Ficaste 45 sem ter receitas, mas quando chegam as receitas já és corrupto. Tiveram 500 para cometer os seus erros, mas quando chega a nossa vez querem gerir até o nosso próprio dinheiro”, atacou.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *