A Merec Industries, a maior empresa de moagem de farinha de Moçambique, foi adquirida pela Invictus Investment Co. PLC, uma empresa agro-alimentar focada no Oriente Médio e na África.
As instalações da Merec estão sedeadas nas províncias de Sofala (Beira), Maputo (Matola) e Nampula (Nacala), o que ajuda a empresa a cobrir a demanda em Moçambique e países vizinhos.
O acordo foi feito por meio da compra da entidade holding da Merec Industries, a Stratton Africa Holdings Ltd., sediada em Maurícias, junto dos atuais accionistas Amethis Fund II e Merec Financial. Os termos financeiros da conclusão do acordo, que foi anunciado em 03 de Fevereiro, não foram divulgados, segundo noticiou o “World-Grain”.
Os moinhos da Merec têm uma capacidade total de produção anual de mais de 800.000 toneladas de farinha de trigo e milho. Ela também tem instalações para processar anualmente mais de 180.000 toneladas de massas, biscoitos e ração animal, bem como silos de grãos com uma capacidade total de armazenamento de mais de 145.000 toneladas.
A empresa espera uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) projectada em 6% na demanda de 2022 a 2027, impulsionada pelo crescimento populacional, urbanização e aumento da renda.
De acordo com o Invictus, o mercado de massas também deve oferecer caminhos adicionais para o crescimento dos negócios, com uma CAGR prevista de 9,5%, impulsionada pela evolução das preferências alimentares.
“Espera-se que a aquisição adicione escala e sinergias significativas entre as duas empresas, aumentando nossas receitas consolidadas em mais de AED 1 bilhão (US$ 272 milhões) por ano”, disse Amir Daoud Abdellatif, diretor executivo da Invictus Investment.
A Invictus, fundada em março de 2022 e sediada em Dubai, é uma holding com foco principal em commodities agro-alimentares por meio de sua principal subsidiária, a Invictus Trading FZE, fundada em Fevereiro de 2014.
A aquisição da Merec Industries é a segunda grande transacção da Invictus Investment na África, após a compra de uma participação de 60% na Graderco, a principal empresa de comércio de grãos do Marrocos, e suas subsidiárias da Zalar Holding.