Share this
O número de casos confirmados de Mpox (varíola dos macacos) subiu de 13 para 17, todos registados na província do Niassa, segundo informações avançadas esta terça-feira pelo Ministério da Saúde.
Os pacientes encontram-se sob acompanhamento das autoridades sanitárias locais. No mesmo período, de 11 a 26 de Julho, foram também registados mais nove casos suspeitos da doença — oito no Niassa e um na cidade de Maputo. No total, o país conta com 96 casos suspeitos, sendo 92 só naquela província do norte.
Apesar do aumento, o Governo moçambicano descarta, por enquanto, a implementação de medidas restritivas à mobilidade de pessoas e bens, considerando que a situação ainda não atingiu níveis alarmantes
Entre estas medidas, destacam-se campanhas de sensibilização junto das comunidades e unidades sanitárias, bem como o reforço da vigilância nas fronteiras. Esta última enfrenta desafios, sobretudo devido à entrada clandestina de cidadãos por pontos não controlados, o que dificulta o rastreio e controlo da propagação do vírus.



Facebook Comments