Share this
A Administração Nacional de Estradas, comunicou a reabertura oficial do tráfego na Estrada Nacional Número 01 (N1), concretamente na ponte sobre o Rio Muar, no Distrito de Machanga, Província de Sofala. A circulação foi restabelecida na tarde de segunda-feira, dia 12 de Janeiro, após a mobilização de equipas técnicas e do empreiteiro para a realização de trabalhos provisórios que permitiram repor a ligação rodoviária vital entre o Sul e o resto do país.
Entretanto, a transitabilidade no corredor centro continua a enfrentar desafios críticos devido ao transbordo do rio Gorongosa, registado também na tarde de segunda-feira.
“O fenómeno provocou o galgamento da ponte sobre o referido rio no troço Muxúnguè – Save, o que obriga a que a circulação de viaturas naquele ponto específico seja feita de forma condicionada,” lê-se na nota.
Neste momento, diversas equipas técnicas da ANE, encontram-se posicionadas no terreno com o objectivo de monitorar a evolução da situação e avaliar a gravidade dos danos causados pelas chuvas intensas que têm caído por todo o território nacional. Face à instabilidade meteorológica e ao risco de novas ocorrências, a autoridade rodoviária apela aos automobilistas e aos transportadores de passageiros para que reprogramem as suas deslocações planejadas.
Adicionalmente, a ANE, recomenda vivamente que se evite a circulação de veículos com peso total superior a 10 toneladas em estradas terraplenadas, como medida de precaução para preservar a integridade das vias durante este período chuvoso.



Facebook Comments