Covid 19: Maputo concentra maior número de óbitos

SAÚDE

Na actualização deste Sábado (16), o Ministério de Saúde anunciou o registo de 18 óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, dos quais um óbito na Província da Zambézia e 17 óbitos na Cidade de Maputo. O número dos infectados foi de 858, quando as recuperações não passaram de 144 pessoas.

O drama não está só nos dados, eles só vêm confirmar a dor que é palpável em Maputo. Diariamente, mensagens de ousados invadem as redes sociais, assumindo seu estado serológico positivo. O caso mais recente é do jornalista Serôdio Towo, que confirmou, nesta Sexta-feira, seu resultado positivo. Juntam-se a ele personalidades e anónimos, que preferimos não destacar.

Ainda neste Sábado, circularam informações de que a morte Directora Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural em Inhambane, Filomena Albano Maiope, estaria relacionada com a Covid-19. É que Maiope, que perdeu a vida na tarde deste sábado, deu entrada no Hospital Provincial de Inhambane com graves problemas respiratórios, no entanto, da amostra recolhida para testagem de Covid 19 ainda não foi revelado o resultado.

Sobre o perfil dos 18 óbitos registados, os números, deste Sábado, indicam 10 pacientes do sexo masculino e oito pacientes do sexo feminino. De entre os pacientes que resultaram em óbito, um paciente estava na faixa etária de 15-24 anos de idade, dois pacientes estavam na faixa etária de 25-34 anos de idade, um paciente estava na faixa etária de 35-44 anos de idade, quatro pacientes estavam na faixa etária de 45-54 anos de idade, dois pacientes estavam na faixa etária de 55-64 anos de idade e oito pacientes tinham idade superior a 65 anos de idade.

Todos são indivíduos de nacionalidade moçambicana e evoluíram para óbito após o agravamento do seu estado de saúde durante o período de internamento em unidades hospitalares da Província da Zambézia e da Cidade de Maputo. Até o momento, Moçambique registou um cumulativo de 234 óbitos devido à COVID-19.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *