Ruas icônicas de Maputo ganham novo rosto

SOCIEDADE

Com o objectivo de promover valores de cidadania e estimular o turismo local, a CIN, em parceria com o projecto Bring Back Maputo (BBM) que significa trazer Maputo de volta, deu uma nova cor as ruas emblemáticas da Cidade de Maputo.

Esta iniciativa da empresa fabricante de tintas que opera no país desde 1973 associa-se um projecto de responsabilidade social dará novas cores a 23 fachadas de edifícios, incluindo 7 pinturas de arte urbana, com claro propósito de renovar e colorir a baixa de Maputo.

Se por um lado, as ruas consideradas históricas ganharam uma nova imagem com as tinhas oferecidas pela CIN, alegre e colorida, por outro, muitas pessoas de ambas os sexos viram-se beneficiados com o projecto, uma receberam uma formação sobre as técnicas correctas de pintura e preparação de superfícies.

As ruas Travessia da Palmeira, sobejamente conhecida como Rua de Arte, e a Rua da Gávea, consideradas icônicas na vida social e cultural da capital moçambicana, ganharam um novo rosto

“Era importante que as cores estivessem em harmonia, que destacassem a arquitectura e que não interferissem com a funcionalidade de cada edifício. Por isso, foi feito o levantamento e o estudo de todas as fachadas. Neste processo, a empresa recorreu a princípios científicos e psicológicos, procedendo a uma combinação equilibrada de cores quentes e frias”, refere a CIN.

Os resultados desde projecto já estão patentes, uma vez que uma parte do trabalho há foi concluído, valorizando, por outro lado, o património histórico, cultural, social e arquitectónico de Maputo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *