Tonela garante que TSU vai, finalmente, entrar em vigor a partir de Outubro

DESTAQUE ECONOMIA POLÍTICA SOCIEDADE

O Governo esperava pagar os salários dos funcionários e agentes do Estado com base na Tabela Salarial Única a partir de Julho. Contudo, apoiando-se nas incongruências com destaque para as promoções, o Executivo decidiu recuar na implementação daquele importante instrumento. Entretanto, parece que já a luz no fundo do túnel em relação ao TSU, uma vez que o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, garantiu que a partir de Outubro os funcionários públicos vão receber os seus os salários, tendo como base a Tabela Salarial Única.

O anúncio da entrada em vigor da Tabela Salarial Única (TSU) trouxe enormes expectativas no seio dos funcionários e agentes do Estado. Porém, alguns sectores com destaque para a classe dos médicos e professores observaram que a TSU penalizava os mais velhos assim como desvalorizava as especializações.

Para eliminar as incongruências detectadas, o Governo, através dos Ministérios da Economia e Finanças da Administração e Função Pública, fez uma auscultação aos funcionários que foram ignorados com a entrada em vigor da Tabela Salarial Única.

Visando tranquilizar os funcionários públicos, o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, tornou público que a revisão das incongruências está numa fase bastante avançada, tendo declarado que brevemente  “deverá ser concluído o processo de auscultação das associações de trabalhadores” com vista a acautelar aquilo que eram as grandes reclamações.

Por outro lado, Tonela adiantou que depois das ocultações será desenhada uma nova proposta que será submetida ao Conselho de Ministros ainda no corrente mês de Agosto.

“Depois da apreciação da Revisão Pontual, a ser feita pelo Conselho de Ministros e pela Assembleia da República, esperamos começar a pagar os salários em Outubro, com os retroactivos que estiverem a ser devidos. O Governo de Moçambique vai pagar TSU em Outubro de 2022 com retroativos de Julho, Agosto e Setembro”, avançou Tonela

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *