Força Ruandesa descobre arsenal terrorista escondido em Mocímboa da Praia

DESTAQUE SOCIEDADE

Pode ser que os terroristas preparavam mais um ataque à reocupada vila de Mocímboa da Praia, especula-se. Quando a vila de Mocímboa da Praia está a registar regresso de famílias, que durante quase três anos abandonaram as suas residências devido aos ataques terroristas, liderados por um filho local radicalizado, Bunomar Machude, eis que surgem notícias de descoberta, pelas Forças do Ruanda, considerável material bélico, supostamente escondido numa mata no posto administrativo de Mbau.

Contudo, especula-se que aquele material, viria ser usado pelo grupo, agora a operar fora do raio de Mocímboa da Praia, para protagonizar novos ataques àquele ponto, considerado um dos mais afectados pelo terrorismo. Aliás é também o berço dos ataques terroristas.

A descoberta do arsenal, composto por armas e munições, foi à 15 de Outubro em curso, quando as tropas do Ruanda, que há mais de um ano auxiliam as FDS no combate aos terroristas, estavam em operações, do lado sul de Mocímboa da Praia.

Segundo, anunciou o Ministério da Defesa do Ruanda, o material de guerra descoberto, estava escondido pelos terroristas, supostamente depois de terem sido expulsos das suas principais bases de Siri 1 e Siri 2 no ano passado.

As Forças do Ruanda, consideram que a descoberta das armas, pequenas e grandes, foguetes, munições e cartuchos, vai impedir o inimigo a oportunidade de reequipar-se para novas acções naquele distrito.

A vila de Mocímboa da Praia, já está a registar regresso massivo das famílias que tinham se deslocado noutros locais de Cabo Delgado e Nampula. O comércio e a pesca estão retomados.

Últimas informações na posse do “Evidências”, revelam que mais de 20 estabelecimentos comerciais estão em funcionamento enquanto que pelo menos 25 embarcações já pescam em águas marítimas. O pescado tem sido comercializado em outros locais de Cabo Delgado.

A Ministra de Mar, Águas Interiores e Pescas, esteve recentemente na vila de Mocímboa da Praia e ofereceu vários materiais de pesca sustentável, no âmbito do Programa de Reconstrução de Cabo Delgado pós ataques terroristas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *