Criativos moçambicanos na lista do Keep Walking: Lista dos Top 30 de África

CULTURA DESTAQUE

Dois criativos Moçambicanos estão entre os nomeados na primeira edição do Keep Walking: Lista dos Top 30 de África. Anunciada recentemente, a lista inclui um grupo seleccionado de criativos e visionários Africanos da próxima geração que estão a impulsionar corajosamente a cultura através do cinema, da música, mídia, moda e arte.

Uma iniciativa inovadora da Johnnie Walker™ e da Trace, a lista surge depois de dois meses de pesquisa rigorosa com os gestores de talentos e líderes da indústria em todo o continente para identificar uma lista definitiva de figuras culturais pan-africanas.

Fazem parte da lista o artista musical, De Hermes (conhecido pelo seu álbum de estreia “Love Hurts” e o seu festival de hip hop realizado anualmente em Maputo) e o estilista de moda Hélio Manjate, também conhecido como Luxury Recycle, que está a ajudar a esculpir uma estética africana moderna, tendo, entre outras, criado looks para a estrela angolana Edmazia Mayembe, o produtor musical Ell Puto e a actriz Anele Zondo. Co-criou looks para o vídeo do DJ Tárico Ft Nelson Tivane & Burna Boy-Yaba Buluku Remix em 2021.

Com a cultura africana a ganhar voz e a ser ouvida em todo o mundo, a Keep Walking: a lista Top 30 de África inclui nomes que têm impacto na cultura global como o produtor musical, Tempoe (que produziu o fenómeno global de C’Kay “Love Nwantiti”), a estrela Amapiano Musa Keys, o realizador Meji Alabi (49-99 da Tiwa Savage) e o artista visual Prince Giyasi (conhecido pela sua campanha para o iPhone da Apple e pela forma como apresenta a sua cidade natal, Accra).

De acordo com, Valentine Gaudin-Muteba, Director Executivo da Trace, África Austral, os nomeados na primeira edição do Keep Walking: Lista dos Top 30 de África trazem subtileza à cultura africana.

“Estamos muito satisfeitos por termos sido capazes de dar vida a esta nova plataforma de prémios juntamente com Johnnie Walker™ e de identificar este grupo inspirador de figuras culturais. Todos eles seguem os seus próprios caminhos e, ao fazê-lo, trazem subtileza e progresso à cultura africana; pelo qual o mundo está a tomar consciência”.

Refira-se que a longa lista inclui artistas e criativos de todo o continente – de Angola à Costa do Marfim, Camarões, Etiópia, Gana, Gabão, Quénia, Moçambique, Nigéria, Ruanda, África do Sul, Tanzânia e Zâmbia – todos eles deram um impulso para moldar e fazer avançar a cultura Africana.

Eis a lista dos nomeados na primeira edição do Keep Walking: Lista dos Top 30 de África:

Música – DJ Desiree (África do Sul); Ish Kevin (Ruanda); produtor Tempoe (Nigéria); De Hermes (Moçambique); Guchi (Nigéria); Musa Keys (África do Sul); Pongo (Angola); Marioo (Tanzânia); DJ Black Spygo (Angola); Ruger (Nigéria); Yilim (Costa do Marfim).

Arte – Fanuel Leul (Etiópia); Obou Gbais (Costa do Marfim); Príncipe Gyasi (Gana) e; Sungi Mlengeya (Tanzânia).

Cinema – Director  Meji Alabi (Nigéria/Reino Unido); actriz Syndy Emade (Camarões); cineasta Maradona Dias dos Santos (Angola); Evelyne Illy (Costa do Marfim); SkinnyFilmmaker aka Jay Muigai (Quénia); actor/director Kang Quintus (Camarões); actriz Eliane Silva (Angola); actor Silvio Nascimento (Angola).

Moda – Lafalaise Dion (Costa do Marfim); Luxury Recycle (Moçambique); Nana Kwasi Wiafe (Gana); Junior Orina (Quénia); Mainga Sanderson (Zâmbia).

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *