Emboscada: Terroristas matam e ferem militares no Teatro Operacional Norte em Nangade e Macomia

DESTAQUE SOCIEDADE

Ainda que as autoridades afirmem que não têm bases activas dos terroristas nas províncias assoladas pelo terrorismo, tal como fez transparecer na semana passada, o ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, a verdade é que o grupo continua a fazer incursões e a desafiar as forças no Teatro Operacional Norte.

Por exemplo, de acordo com fontes em Macomia-sede, os terroristas e as FDS, travaram na semana finda, forte combate na aldeia Nguida, no distrito de Macomia, numa tentativa de os rebeldes, apoderarem-se do material bélico, numa posição naquela aldeia.

Explicaram as fontes, que as forças moçambicanas, tiveram que recuar, depois de pelo menos parte deles perder a vida. A Agência de informação Amaq, especializada em notícias sobre ataques terroristas, refere que os terroristas reivindicam ter morto cinco elementos das Forças de Defesa e Segurança.

Em Macomia, segundo contaram as fontes, quatro militares, que na sua fuga sobressaíram na aldeia Licangano, confirmaram à população local, que quase matava, por suspeitar que fossem terroristas, que na noite de quinta-feira, travaram um combate com terroristas e parte de seus colegas estava na parte incerta, em fuga.

No distrito de Nangade, mais a norte de Cabo Delgado, cinco militares das Forças Populares de Tanzania, na missão militar da SADC, contraíram ferimentos graves, na segunda-feira passada, depois de caírem numa emboscada terrorista na região de na região de Mandimba.

De acordo com fontes do “Evidências” na mesma ocasião, três viaturas foram queimadas, mas os soldados foram socorridos pouco depois, por helicópteros, que acompanhavam a operação daquelas forças, que estavam a caminho de destruição de um esconderijo de terroristas.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *