Capturados três confessos terroristas no distrito de Nangade

DESTAQUE SOCIEDADE

Três cidadãos que alegadamente confessaram fazer parte do grupo de terroristas que desde 2017 têm estado a fazer incursões nos distritos de Cabo Delgado, foram capturados pela população do distrito de Nangade, na semana finda quando tentavam fugir para locais longe de operações das forças conjuntas moçambicanas e da SADC.

Fontes disseram que, os três terroristas foram capturados na aldeia Lissulo, cerca de cinco quilómetros da sede do distrito de Nangade, quando passavam em machambas da população, sem armas e pastas, como habitualmente são vistos pela população local.

Quando interpelados, depois de um cerco de todas as pessoas que estavam nas referidas machambas, disseram que eram pessoas de boa fé, porém não apresentam os códigos usados pela população, como forma de comunicação para quem ausentar da aldeia, uma tática de vigilância para identificar quem não faz parte da comunidade.

Por não terem apresentado, explicaram as fontes, os três terroristas foram de seguida encaminhados às autoridades e onde por sua vez chegaram às forças de segurança e segurança.

Na comunicação com os populares, em língua Kiswahili, os três terroristas, disseram que eram naturais de Tanzânia, concretamente na região de Kigoma e a sua intenção era chegar à Mocímboa da Praia, numa tentativa de fuga das operações das forças conjuntas moçambicanas e da missão da SADC que desde Novembro intensificam contra suas pequenas bases. (Evidências)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *