Programa MaisPeixe Sustentável beneficia 145 pessoas de Metangula

DESTAQUE SOCIEDADE

A Governadora da Província do Niassa, Elina Massengele, procedeu, recentemente, em Metangula, Distrito do Lago, a entrega simbólica de bens, no âmbito do Programa MaisPeixe Sustentável implementado pelo Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul (ProAzul), através de fundos do Governo de Moçambique, que beneficiou a 145 pessoas (37 mulheres e 108 homens) da cadeia de valor da pesca artesanal e aquacultura.

O Distrito do Lago é até ao momento o único abrangido pelo Programa MaisPeixe Sustentável ao nível da Província do Niassa, por possuir uma extensa área coberta pela zona lacustre, sendo que o valor global para esta província é de 13 427 715 Milhões de Meticais, valor este que foi usado para comprar 93 congeladores de 210 a 310 litros, 76 colmans de 120 a 350 litros e 4 sistemas solares (painel, bateria e inversor) para a conservação dos produtos; 19 motores marítimos para as embarcações; 96 motorizadas para transporte e conservação do pescado e vários tipos de redes de pesca, cordas, flutuadores e boias salva-vidas.

Falando à margem da cerimônia, a Governadora da província do Niassa, Elina Massengele, referiu que é um privilégio proceder à entrega dos bens pelo facto do Distrito do Lago ser o único beneficiário, tendo na mesma ocasião apelado aos beneficiários para fazer das suas actividades mais sustentáveis.

“Façam o correcto uso dos meios aqui entregues para garantir a sustentabilidade da vossa actividade, e enquanto Governo local, iremos fazer o seguimento desta iniciativa. Agradecemos ao Governo, ao ProAzul e parceiros por ter trazido o MaisPeixe Sustentável à Província com vista a contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhoria de subsistência da população”, disse Massenguele.

Na qualidade de representante dos beneficiários, Alegria Abdul, disse o MaisPeixe Sustentável é uma grande oportunidade para região porque dependem da pesca e comercialização do peixe para a sua subsistência. Embora muitos tivessem tido medo, desconfiança no programa, hoje se pode ver que é uma grande realidade.

“Como beneficiários agradecemos ao ProAzul, o Governo de Moçambique, pelo apoio aos pescadores, porque aqui há falta de lojas de venda de materiais, meios de conservação como colmans e outros. Assim com os bens recebidos, impulsionaremos o desenvolvimento do Distrito”, declarou Abdul.

Refira-se que o MaisPeixe Sustentável, um programa desenhado como um mecanismo de financiamento, em regime de parceria (comparticipação), não reembolsável, com duas Janelas, 1 para pessoas singulares e a 2 para empresas, é implementado nas províncias de Sofala, Manica, Zambézia; Tete, Nampula, Niassa e Cabo Delegado

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *