Moçambique propõe-se a salvaguardar os interesses africanos junto do Conselho de Segurança das Nações Unidas

DESTAQUE POLÍTICA

Moçambique toma posse hoje, 03 de Janeiro de 2023, como membro não-permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, e no seu plano de acção  durante o mandato de dois anos, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi aquando da eleição de Moçambique ao órgão, comprometeu-se a colocar o continente africano na dianteira da sua agenda. 

“Reafirmamos a nossa linha de orientação centrada na defesa e salvaguarda dos interesses de Moçambique, da África, dos países em desenvolvimento e do mundo na defesa da paz e segurança internacionais”, declarou Filipe Nyusi na sua mensagem.

O Presidente compromete-se igualmente a usar a experiência de Moçambique para construir a paz por via do diálogo e contribuir na edificação de um mundo mais pacífico, harmonioso e próspero.

A tomada de posse está marcada para 12:00 no horário de Nova Iorque, Estados Unidos, 19 horas de Moçambique. Vai contar com a presença do embaixador de Moçambique nas Nações Unidas, Pedro Comissário que deverá fazer o discurso inaugural.

A decisão do país se juntar aos Conselho de Segurança da ONU veio como resultado da votação ocorrida a 9 de junho do ano passado, onde todos 192 Estados-membros da Assembleia Geral votaram e decidiram na participação de Moçambique como membro-permanente do órgão.

Referir que este órgão, foi criado com o propósito de manter a paz e a segurança internacionais de acordo com os princípios das Nações Unidas. Conta com cinco membros permanentes nomeadamente: os Estados Unidos de América, Rússia, França, Reino Unido e China e  outros 10 membros não-permanentes.

Moçambique toma posse junto de países como o Equador, Japão, Malta e Suíça em  substituíção da Índia, Irlanda, México, Noruega e  Quênia.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *