Taxa de juros poderá cair no país em 2023 – prevê a Fitch Solutions

DESTAQUE ECONOMIA

Dados da prestigiada consultora financeira Fitch Solutions revelam que a concessão de crédito em Moçambique cresceu cerca de 5% no passado, sendo que para o presente ano há uma previsão de crescimento na ordem dos 8,4%, por sinal abaixo do crescimento médio da década anterior, de 11,4%. Por outro lado, a Fitch Solutions aponta que no ano corrente haverá queda da taxa de juros, uma vez que o Banco de Moçambique continuará a manter a sua taxa diretora nos 17,25%.

De acordo com a Fitch Solutions, em 2022, em comparação com 266,6 mil milhões de meticais em 2021, o volume de credito aumentou cerca de 5% no ano passado para 279,9 mil milhões de meticais face.

Analisando os dados do ano passado, aquela prestigiada consultora financeira prevê uma desaceleração da inflação média anual para o presente ano.

“Em 2023, vemos o crescimento do crédito a acelerar para 8,4%, e prevemos que a inflação desacelere de uma média de 9,5% em 2022 para 8,3% este ano, o que significa que as taxas de juro deverão cair em 2023, principalmente porque o Banco de Moçambique continuará a manter a sua taxa diretora em 17,25%, incentivando um aumento do endividamento das famílias e das empresas”, refere a nota da Fitch Solutions para depois apontar que a redução da taxa de juros cera uma lufada de ar fresco para o sector privado.

Prevemos que a desaceleração do crédito sobre a dívida pública interna reduza a intervenção do Governo, dando aos bancos mais espaço para emprestar ao setor privado”.

Entretanto, apesar de prever um crescimento na concessão de crédito na ordem de 8,4%, a Fitch Solutions aponta que o crescimento do crédito “ficará abaixo da média histórica de 11,4% entre 2012 e 2021, que está ligada ao fato de que a taxa relativamente alta de empréstimos inadimplentes está mantendo os bancos cautelosos quando se trata de emprestar dinheiro”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *